27 de dezembro de 2010

Devin Townsend

Quando comecei a ouvir metal progressivo, com o Dream Theater por sinal, eu ouvia outras coisas, e realmente não achava nada no mesmo nível dos caras, até mesmo a super conhecida Symphony X pra mim nunca teve tanta graça mas eu com o tempo conheci bandas muito boas, de altissimo nível e cheguei até Devin Townsend, um músico maluco que sempre me surpreende com suas músicas, e principalmente, por sua genialidade...


Devin Garret Townsend, nascido no dia 5 de Maio de 1972 é um vocalista, também multi-instrumentista, além de produtor, fundador da banda Strapping  Young Lad, tudo começou quando descobriram ele em uma das suas bandas de colégio e ele cantou no álbum " Sex & Religion " do Steve Vai em 1993, até que depois da turnê, ele um tanto desanimado montou uma banda com o nome dito acima, justamente com o intuito de descarregar sua raiva e seu desânimo, logo após conseguiu repercusão intensa com o aclamado "City",a banda lançou 5 álbuns com o SYL no total, todos seguindo a mesma sonoridade, que mesclava entre o Thrash Metal se aproximando muito do Death em vários casos, sendo adotado os dois gêneros para descrição do genero da banda...


Em 1997 Devin lançou sem primeiro álbum, intitulado "Ocean Machine: Biomech", onde Devin Townsend, como de costume com artistas que fazem carreira solo, se mostrava pessoalmente num ramo totalmente diferente de sua antiga banda, já que seu som soava como Metal Progressivo, mas é nesse ponto que mora a diferença, já que seus trabalhos solo mesclavam o já citado Progressivo, com Industrial e deu todo um toque diferente em tudo que ele já tinha feito ou até mesmo em tudo que já tivesse sido lançado no ramo musical !

Em sequência, lançou o "Infinity" em 1998, que obteve muito sucesso graças a música "Christie", ganhando ainda mais destaque no ramo do progressivo, e assim foram com todos os seus álbuns até chegar em "Ziltoid the Omniscient", passando por "Devlab" e "Hummer" que fogem totalmente ao padrão que ele mesmo fez, esses dois ultimos eram álbuns de música ambiente e fugiam de tudo que ele mesmo tinha feito.


Nesse meio tempo entre sua carreira solo, ele também iniciou o The Devin Townsend Band, ele sempre diferenciou seus trabalhos, na carreira solo, ele fazia tudo, incluindo mixagem e outros instrumentos e dessa vez ele queria se interagir novamente com outras pessoas, criando esse projeto pessoal, mas dessa vez as coisas não ficaram meio sem definição dentro do ramo do metal, mas era basicamente uma mistura maluca, haviam elementos de Prog Rock e Prog Metal, além do Industrial, mesclando Experimental, Ambient, Jazz e tudo mais... realmente um som maluco, porém genial, não é nada repetitivo nem cansativo, e novamente ele surpreendeu a indústria da música, assim como críticos em geral, sendo novamente elogiado, aclamado e ainda intitulado de gênio ! Até o momento só dois álbuns foram lançados, "Accelerated Evolution" e "Synchestra".

Mas um problema muito grande se envolvia em sua vida, era as drogas, bebidas, e tudo mais porém em excesso, Devin só se sentia capaz de compor quando estava em estados deploráveis ou mesmo que pouco afetado por algo, então em busca de si mesmo, procurou tratamento e adotou novo visual como forma de mostrar que tinha superado !


Logo após isso tudo, anunciou um trabalho que seria dividido em quatro partes, intitulado Devin Towsend Project, que seria seu lado Prog Rock e Prog Metal misturado com elementos Experimentais ! Lembrando que esse projeto é a marca que Devin queria, já que ele fez tudo em conjunto igualmente, com uma banda pra cada disco e compondo letras e melodias sem nada ilícito em sua mente ! Primeiro veio "Ki" com o intuito de ser o "preparador do terreno" assim como ele mesmo diz, e em sequência veio "Addicted" que é o mais comercial, pesado porém já com intuito de vendas, assim mesmo ele disse !

Tecnicamente falando esse projeto tem menos elementos no geral do que o TDTB mas seu peso é pouco mais elevado assim como sua dose de loucura nas músicas... os outros dois álbuns que ainda não foram lançados mas tudo indica que um será de música ambient e o outro ainda mais pesado que os anteriores, seguindo Devin, claro !

Agora o jeito é esperar já que Devin planeja terminar o DTP com seus dois últimos álbuns e esperar o lançamento do seu disco solo "Z²" que é a continuação do álbum conceitual que conta a história de Ziltoid.

Discografia:


1995 - Heavy as a Really Heavy Thing
1997 - City
1998 - No Sleep Till Bedtime (live)
2003 - SYL
2005 - Alien
2006 - The New Black


1997 - Ocean Machine: Biomech
1998 - Infinity
1999 - Official Bootleg (live)
2000 - Physicist
2001 - Terria
2004 - Devlab
2006 - Hummer
2007 - Ziltoid the Omniscient


2003 - Accelerated Evolution
2006 - Synchestra


2009 - Ki
2009 - Addicted

Nenhum comentário: