12 de novembro de 2019

Sonic All Star Racing Transformed vs Mario Kart 8

Eis que volto do nada, sem nenhum motivo pra comparar dois jogos similares só pelo simples motivo de restaurar o caos dos anos 90, onde Sega e Nintendo se digladiavam até a morte.

Bons tempos, muitas paredes vermelhas foram pintadas com sangue nessa época.

Enfim, então aqui um breve resumo das duas franquias.


Mario Kart basicamente começou no Super Nintendo, com o Super Mario Kart, que eu particularmente não gosto muito, depois vieram vários jogos melhorando e evoluindo cada vez mais, e a Nintendo como sempre fez, inovando aos poucos, vendo a reação da galera e cada vez mais tentando ampliar tudo que já era naturalmente bom. Ela basicamente fez o mesmo bolo várias vezes adicionando doses de recheio. Mario Kart basicamente só andou pra frente boa parte do tempo, só ampliou e manteve o que sempre fez a franquia funcionar.

Sonic and Sega All Star Racing foi diferente, eles basicamente copiaram e colaram tudo que o Mario Kart tinha feito até certa época e aplicou a ideia de boosts com maior ênfase, usando diversos níveis de impulso que um boost pode causar, e nada mais aplicou mais conteúdo no jogo de forma geral também. São jogos muito parecidos mas com execuções diferentes, Sonic tem mais conteúdo mas Mario é mais Arcade, mais direto. Porém, depois veio o Transformed, que mudou radicalmente o conceito ampliando e usando os conceitos do antigo Diddy Kong Racing, porém elevando tudo a um novo patamar.

Além disso, mesmo sendo um duelo de titãs, tenho que deixar claro, Mario Kart é a primeira franquia do gênero "corrida de kart", simplesmente estreou e reinou no gênero sozinho, teve alguns títulos que competiram a altura como o Sonic Racing, Crash Team Racing, Modnation, Little Big Planet Karting e etc, mas no final das contas, parece que a briga dos dois maiores do gênero é o oitavo do Mario Kart contra o segundo do Sonic, que é o Transformed.

Então, como eu compartilho da opinião de que são os dois melhores jogos do gênero, e tendo jogado consideravelmente os dois (e mais uma quantia considerável de jogos assim), me atrevi a falar a respeito dos dois. Lembrando que fiz bastante coisa, explorei os jogos violentamente e tirando a parte competitiva, que obviamente é algo pra poucos, eu fiz tudo na medida que um jogador hardcore no meu lugar poderia fazer.

O que sinceramente, pouco importa. Então, sem mais delongas, vamos ver os pontos comparativos dos dois jogos.

Mas caso queiram saber, joguei o MK8 na 150cc e Mirror e fiz tudo, joguei quase da 200cc, no Sonic limpei o World Tour e os Gran Prix em todas as dificuldades incluindo Mirror, então acho que tenho moral pra fazer um comparativo decente.

Personagens

Não tem jeito, Sonic Transformed tem personagens ótimos, Sonic, Ralph (sim, do Detona Ralph), alguns de jogos de PC, Ryo Hazuki, Alex Kidd e os cacete mas... Não tem jeito, Nintendo é Nintendo.

O carisma dos personagens dela é muito maior, o humor inocente cativa mais e além do mais, Mario Kart 8 tem TRINTA personagens bem diferentes uns dos outros (alguns nem tanto né, como os Babies Mario, Luigi, Daisy e Peach) com direito a seis personagens via DLC.

No Sonic Transformed também temos uma quantidade considerável, mesmo que hajam personagens icônicos, nem se compara ao potencial de carisma que Mario e sua companhia transmitem. Nesse ponto, Sonic perde muito feio pra Mario.

No Sonic temos o próprio, Shadow, Tails, e mais uma porrada como BD Joe e Ulala, mas em Mario temos a filharada de Bowser, o próprio, Mario, Luigi, os bebês, Daisy, e através de DLC's até mesmo temos Link. Então... Realmente, não tem condições, a competição chega a ser desleal.

Visual

Na questão de visual, Mario Kart 8 até poderia ser melhor que o Sonic Transformed... Mas se levássemos em conta as versões de console, mas tendo a de PC ali, fica complicado. MK8 é um jogo de 2014 e mesmo no Wii U consegue gráficos impressionantes, mas Sonic de 2012 ali no PC faz um susto tremendo.

Diferente da versão anterior de Sonic (o Racing), que é mal otimizada, tem desempenho duvidoso e mais alguns problemas, além de não ter online, Transformed resolveu TUDO, nos deu um belíssimo gráfico em TODOS os sentidos, efeitos de água, luz, sombra, detalhes dos karts, aviões e botes de cada personagem e tudo mais. É simplesmente mais uma vez a Sega fazendo bonito nos PC's.

Ambos tem desempenho espetacular, independente de qual versão estejamos falando (exceto a do 3DS do Sonic Transformed, mas quem se importa com ela rodando mal daquele jeito com Mario Kart 7 rodando perfeito ali do lado?) mas Sonic faz mais bonito em vista do Mario, porque veio 2 anos antes com um gráfico tão bom quanto ou talvez até melhor.

Particularmente, eu acho mais bonito. Muito mais agradável aos olhos em todos os sentidos. Além do mais, Mario Kart na questão visual pode ser impressionante por causa da gravidade, mas o excesso de velocidade do Sonic somado a uma frenética de nunca "parar", e sempre correr cada vez mais no chão, na água e no ar são simplesmente muito do caralho. 

Áudio

Eis aqui um detalhe importante pra jogos de longa duração, a trilha sonora tem de ser boa, não tem jeito, ela é uma parte fundamental pro jogo ser apreciado.

E nesse ponto, temos Sonic Transformed, que melhora o "problema" do anterior (que basicamente copiou e colou as músicas de outros jogos), remixando as faixas clássicas dos jogos usados em fases tema, deixou elas muito agitadas, praticamente todas excelentes e muito mas muito marcantes.

Porém... é Nintendo. Simples, ela é monstra nessas coisas de te marcar com sons pra sempre, e MK8 tem uma trilha simplesmente magnífica, tocada com instrumentos de verdade, gravada por uma banda de uma galera do zói puxada muito boa e putz, fica quase sem comparação.

Mesmo a trilha do Sonic sendo muito foda, uns remixes loucos de grudar na cabeça, MK8 simplesmente detonou tudo porque pegou várias músicas que já amamos e melhorou elas, basta ver os temas da fase do Zelda, F-Zero, ou qualquer música das novas que o jogo tem, ficou simplesmente impressionante.

É, Sega. Não foi nesse quesito que você venceu, mesmo lutando bravamente.

Jogabilidade


Eis aqui o ponto mais crucial de qualquer jogo, e em jogos de kart, tal como os de luta isso é simplesmente algo absurdamente importante.

A precisão dos controles, variedade, modos de jogo e maneiras de jogar influenciam diretamente e indiretamente em todos os sentidos pra uma experiência de verdade nos dois jogos, de um lado temos Mario Kart, que segue a receita de bolo da franquia, ou seja: corra feito louco, faça pequenos drifts nas curvas causando boosts que possuem dois níveis e mantenha a velocidade a todo custo usando seus karts, motos ou derivados. Além do modo de gravidade, que é simplesmente excelente mas que muda muito pouco em vista do que já jogamos com carro ou moto.

Personalizando seus veículos, rodas e até mesmo os trecos que fazem a gente voar que não sei o nome. Ou seja, muito refinamento e dedicação será parte de tudo que o jogo oferece. Porém... Mario Kart oferece algumas coisas que estragam a experiência e eu citarei logo abaixo, mas do outro lado, temos Sonic All Star Racing Transformed, que nada mais é que tudo que o Diddy Kong Racing tentou ser e falhou (não que seja ruim, mas é cansativo esse jogo, puta merda), uma diversão gigantesca usando e abusando de carros, barcos e aviões, pegando boosts de 3 níveis, vários poderes e além dos meros circuitos tradicionais, num modo World Tour fazendo desafios e vencendo corridas.

Mas, Mario Kart oferece somente duas variedades de modos de jogar, Kart ou Moto, e elas são consideravelmente distintas, as fases são sempre as mesmas enquanto no Sonic o jogo logo de cara te dá três mecânicas e as fases sofrem mudanças ou a cada volta ou dentro das próprias voltas, então ele te oferece muito mais variedade dentro do próprio jogo do que o MK8 de forma geral.

Claro que personalizar os carros é algo que faz falta, e no Mario Kart temos de sobra, mas pra compensar isso temos as modificações de "modo" de controle, variando pra focos em jogabilidade padrão, boost, controle, aceleração, velocidade e etc, então meio que uma coisa cobre a outra, ainda que o fator estético fique faltando. Mas pra ser muito honesto, Mario Kart é MUITO bom de jogar, é uma franquia que evoluiu muito com o passar dos anos, mas o primeiro Sonic peita de frente mas com a chegada do Transformed tudo mudou, ele estabeleceu um novo padrão de criatividade e diversão pra jogos de kart, mantendo a ideia e ampliando muito com a chegada das transformações.

Melhorando ainda mais, a física e os controles sempre mudam jogando com botes, onde a física fica levemente mais pesada e temos um pouco mais de "dureza" nos controles por causa da correnteza da água, que por sinal até mesmo ajuda a ganhar boosts; e muda mais ainda nos aviões, tornando a jogatina super leve, podendo fazer manobras que se deslocam de um lado pro outro com grande velocidade (trocando os movimentos do segundo analógico, que faziam boosts na água e no chão por esses) e isso permite uma maior variedade de obstáculos que temos de esquivar durante o ar. Simplesmente genial.

Acho que a única coisa que poderia ter no Transformed como havia no Sonic and Sega All Star Racing, é o fato de cada All-Star ser absurdamente diferente, no Transformed eles sempre viram naves com um ou outro poder levemente diferente e só. Tirando esse fato, todo o resto do Transformed acaba se sobressaindo tanto ao anterior como em relação a qualquer Mario Kart.

Diversão

E por último, o fator diversão, o fator que determina o tempo que você continuará jogando algo, porque esse algo te diverte. E nesse ponto temos uma surra feia onde Mario Kart 8 perde pra Sonic All Star Racing Transformed.

Não estou entrando no mérito das jogatinas online, ambos o possuem e não pretendo focar neles, mas o restante, é que realmente vai pesar nesse sentido.

Mas aí que tá, pra ser divertido um jogo maluco e desenfreadamente frenético, o que tem de maior foco além da corrida? Os poderes! Claro!

Em Mario Kart os poderes são fortes demais, perseguem demais, e ainda tem a merda do casco azul (que morra o maldito que o inventou) que simplesmente não é nada justo, ele é lançado pelos últimos corredores, acerta e explode o primeiro e faz o segundo ou terceiro vencer.... E só. Em Sonic Transformed, vemos exatamente o contrário. Como eu disse acima, os poderes são um mix de sorte e habilidade, estar nas primeiras posições em Mario Kart SEMPRE, eu disse SEMPRE vai te dar coisas mega básicas como casca de banana e moedas, e só. Raramente pegará uma buzina ou cascos verde ou vermelho. Isso jogando mesmo nas dificuldades mais altas como 150cc, Mirror ou 200cc.

E adivinha, a CPU tira casco vermelho, azul e a porra toda O TEMPO INTEIRO, é irritante ao extremo, mas é o que acontece. Algumas situações eu poderia vencer de forma simples e isolada mas os poderes da forma que foram projetados atrapalhavam e muito uma experiência a longo prazo gerando frustrações totalmente desnecessárias.

Em Sonic é perfeitamente possível pegar um All Star estando em segundo ou terceiro ou mesmo 3 bolas de neve, boosts ou fireworks, e mesmo se pegar o All Star em último lugar, ele não faz milagres como a estrela do Mario ou sacanagens como casco azul, você fica 10 segundos super forte usando um ou outro poder (dependendo do personagem), fica muito rápido mas não rápido o suficiente pra sair de último pra primeiro. Esses detalhes a longo prazo separam os reais bons jogadores e evita que o jogo seja única e inteiramente baseado num fator aleatório como a sorte.

Então, Sonic Transformed tem um desafio talvez ainda maior que do Mario Kart em sua dificuldade mais alta, mas a forma de escolher seu veículo somado à uma forma mais justo de enfrentar os adversários, tornam essa jogatina longa muito mais amigável. Porque eu particularmente me incomodo muito quando vejo situações onde a CPU parece SOMENTE ter você, (jogador) como alvo e no Mario Kart isso é uma coisa mega corriqueira.

Além disso, tem a questão mais óbvia que é a quantidade de conteúdo, Sonic é provavelmente 2 ou 3 vezes maior que Mario Kart em termos de "coisas pra fazer/pegar" durante o jogo, porque além dos circuitos e dos modos de tempo, tem tempo dos desenvolvedores, World Tour é imenso, e a porra toda.

Concluindo...



SIM, Sonic All Star Racing Transformed é um jogo melhor que Mario Kart 8, não que MK8 seja ruim, porque a menos que não saiba ler, deve ter notado que eu rasguei elogios pra um monte de coisas desse jogo. O problema é que a longo prazo o desafio é meio desequilibrado e a quantidade de conteúdo offline é imensamente menor que do Sonic.

Sonic na contra-partida disso, já usa um desafio melhor elaborado, tem bastante coisa pra fazer, níveis pra pegar, mods pra adquirir com os personagens e etc. Então eu posso dizer sem medo, Sonic Transformed é o melhor jogo de kart dos muitos que joguei, a ponto de ser melhor que o criador do gênero.

Vamos ver como serei xingado nessa brincadeira. Fui!

Nenhum comentário: