3 de dezembro de 2013

Mortal Kombat e Injustice - Jogos Iguais ou Não?

Olá galera,  como vão vossas pessoas?

Quem acompanha esse blog vai dar risada, achando que to tentando ser formal.

Mas é o seguinte...

Comprei Mortal Kombat 9: Komplete Edition, e joguei muito, mas muito mesmo. Tenho maravilhas à dizer sobre ele e ainda farei um post isolado, e depois saiu Injustice, e apesar de ter comprado (o Ultimate, eu só compro versões full), joguei bastante o do Phillipe, dono do blog Scariel, que ficou comigo emprestado.

E eu só de jogar, achei os jogos digamos...

Iguais em partes, diferente pra caralho em outras e não conseguia dizer logo de cara o que pensar de tal comparação. Ao mesmo tempo que achava idiota, eu também a achava válida. E é isso que eu abordarei aqui.

Agora vamos ver as etapas pra comparações:


Jogabilidade

Jogabilidade num jogo de luta é como o enredo de um RPG. Por mais que tenham mil fatores, ele é o mais importante.

E ela visualmente parece muito... mas na prática.

SANTA SANTÍSSIMA TRINDADE DA DC QUE O PERDOE SE DISSER QUE SÃO IGUAIS!

E se não conhece a Trindade da DC, o que diabos você ta fazendo falando mal desse jogo ou jogando ele sendo tão herége?

Vários aspectos os diferem pra começar MK tem dois socos e dois chutes, e Injustice segue (leia-se: plagia) a mecânica imposta pela Capcom em JoJo's Bizarre Adventure (recentemente usada em Ultimate Marvel vs Capcom 3) de 3 botões, sendo eles: Fraco, Médio e Forte.

E ainda tem um botão de "truque" (diabos de nome tosco) que é nada mais que uma ação/movimento ou qualquer coisa do tipo que cada um possui de forma totalmente individual, algo similar ao botão "Drive" de BlazBlue.

Mas a diferença maior fica numa coisa simples, o fato de se defender segurando pra trás no Injustice enquanto no Mortal Kombat temos um botão exclusivamente pra defesa.

Com isso, Mortal Kombat acaba por "anular" elementos como Cross-Up e só isso os torna ABSURDAMENTE diferentes. Além de o tornar mais tático.

Superman brincando de lobotomia

Story Mode

Esse provavelmente é o ponto onde os dois jogos se tornam mais parecidos. A estrutura de ambos é sinistramente parecida.

Porém, isso favoreceu mais pro lado do Mortal Kombat que do Injustice, e isso não é muito difícil de ser explicado.

Injustice tem uma história em quadrinhos FORMIDÁVEL e que poderia ser usada de forma total no jogo, porém... Não foi! Simplesmente não foi.

Temos um "começo" sem prólogo, dando sensação de vazio por parte do enredo, nos levando à crer que nada mais era que uma tática marketeira filha da puta pra nos obrigar à comprar os quadrinhos. E se você como eu mora em cidade pequena, se lascou. Vai ter que ler na internet mesmo tendo vontade de comprar TODAS.

Enquanto Mortal Kombat foi mais cuidadoso no aspecto do enredo, unindo os 3 plots ultra-mega-confusos-pra-caralho iniciais e dando assim um sentido decente pra toda a trama da série de forma que agora ficou inteligível.

Sem falar na ridícula duração do Story do Injustice de aproximadamente 2 horas.

DUAS MÍSERAS HORAS! Pelo amor de John Tobias. O que você tinha na cabeça Ed Boon?

Mortal Kombat tem quase 10 horas, e as HQ's poderiam muito bem ser transpassadas por completo no jogo, ficaria tão bom quanto MK ou talvez até melhor. Quem duvida do potencial dos quadrinhos, basta acompanhar e ler tudo aqui.

Vocês vão me agredecer, caso ainda não tenham lido. E quem jogou vai ficar PUTO assim como eu.

Troco de nome se isso não acontecer. Pode ser Evangivaldinésio caso eu necessite mudar.

Vamos lá, digam que eles NÃO TEM rostos iguais.

Visual

Esse é o ponto onde pega a maioria das pessoas. E com muita razão!

Afinal de contas, o Mortal Kombat sempre teve um visual meio "apagado".

Mesmo com muitas cores da nova geração, e MK sendo um jogo colorido, o seu aspecto visual é de um jogo "meio sem cor" pra deixar mais evidente o lado gore do game, aquela coisa do sangue gratuito e violência.

Mas isso em MK funciona perfeitamente, não é uma crítica negativa, muito pelo contrário. Se fosse mega colorido igual KOF XIII aí sim eu sentiria algo estranho.

Porém em Injustice, temos um elenco que saiu diretamente de HQ's americanas, bem coloridas (na maioria das vezes, eu sei que existem péssimos coloristas) e num jogo, eu acho que TODO MUNDO esperava um jogo com mais cores, com visual mais puxado ao HQ mesmo, com visual 2D e etc.

NeatherRealms nesse ponto ao meu ver pecou, porque na verdade fez um jogo "MK 2.0 com personagens de HQ". E isso foi um tremendo erro pra mim e aposto que pra muita gente, porque convenhamos, não faz sentido o mesmo desenhista no Injustice, ainda mais deixando Mulher Maravilha, Ravena e quase todas as personagens femininas com "lindas" caras de travesti.

Tadinha da Diana, ficou mais feia que as mulheres do MK e de brinde com cara e corpo de traveco.

Isso em Mortal Kombat já era ruim. E todo mundo tinha a mesma cara, é muitíssimo parecido. Eu achei que eles iriam corrigir, mas não o fizeram. Mas no Mortal Kombat ao menos as mulheres tinham corpo de mulher...

Me julguem!


Cenários

Outro ponto muito importante...

Enquanto em Mortal Kombat os cenários são usados como Stage Fatalities e nos antigos pra migração de uma parte pra outra, Injustice além de não ter finalizações (ainda bem), usa esse artifício de migração pra além de visual como MK já fez tempos atrás.

Em Injustice, os cenários são parte do combate, você pode explodir ou arremessar as coisas, e sem falar que você a qualquer instante pode simplesmente tampar o cara do outro lado da fase numa cutscene muito legal (na maioria das vezes) e com isso aumentar o dano consideravelmente.

Mas a grande sacada é que em MK os cenários são só cenários com finalizações e em Injustice eles são parte da estratégia, um jogador devidamente atento com o favorecimento do cenário pode muito bem virar o jogo ou sair de um impasse final onde os dois tem pouco life com mera estratégia puxando o inimigo pra uma armadilha e usar o cenário

You Unlock Temple Music lol

Trilha Sonora

Um jogo nunca será completo se não tiver músicas boas e que no MÍNIMO combinem com eles. A prova disso são os dois fantásticos jogos Capcom vs SNK que tem músicas DE MERDA.

Ou mesmo Marvel vs Capcom 2 que apesar de tudo tem músicas que fazem os surdos ouvirem e pedirem pra abaixar o volume de tão ruins.

Mas não, esses jogos não tem músicas ruins.

Mas foi um aspecto que eu vi e achei errada tal comparação. Por exemplo "MK e Injustice são totalmente iguais" ou "as músicas tem mesmo clima nos dois jogos, que merda".

Nesse ponto, discordo e totalmente. MK tem seus clássicos refeitos e 90% deles se encontra MUITÍSSIMO melhor que as originais, e isso é um tanto raro com jogos que tem músicas incríveis. Como é o caso do maior jogo de luta gore do mundo.

Agora Injustice não tirou "cópia" das músicas do MK, nem teria como encaixa-las, achei muito idiota essa comparação quando a vi, eu não sei de onde surgiram tais ideias das músicas de Injustice mas são épicas e grandiosas, combinam com os personagens, que na DC são muito mais exagerados em termos de poder que na Marvel, dando aquele ar superior tanto pra heróis como pra vilões.

Uma é meramente clássicos refeitos e outra é uma coisa que dá impressão de grandiosidade. Como seriam minimamente parecidas?

Desafio: Acertar a cara do Flash de mil formas diferentes

Modos Extras E Tempo de Vida Útil

Bom, levando em conta que jogos hoje em dia são quase um investimento de tão caros, é mais do que necessário que ele tenha modos extras ou algo extremamente útil que prenda a atenção do jogador.

Em Injustice infelizmente não foi tããããão eficiente como Mortal Kombat.

Mortal Kombat tem finais fodas no Arcade, um modo de Tag muito bom, e a Torre dos Desafios que é super divertida.

É NeatherRelams, nada foi melhor que a Challenge Tower ainda, vamos melhorar isso ae...

Enquanto Injustice tem uns Challengers meio "meh". Ou seja... Meio sem graça, e os finais do Arcade (Battle Mode) são muitíssimo sem graça na esmagadora maioria das vezes.

Enquanto MK tem 90% de aproveitamento dos finais Arcade, Injustice tem os mesmos 90% de finais ruins.

Triste...


Conclusões Finais

Em partes, os jogos se parecem, principalmente esteticamente, a "pegada" do Mortal Kombat infelizmente está bem viva em Injustice, e não acho que seja ruim por isso, só acho deslocado mesmo.

Acho que um reboot de Eternal Champions nas mãos da NeatherRealms ficaria PERFEITO com esse toque meio "apagado" do MK, mas pra Injustice acho que isso desmotivou tanto à crítica quanto boa parte dos jogadores mais casuais.

Por sorte, o jogo vendeu maravilhas e tudo indica que tanto Mortal Kombat quanto Injustice terão suas respectivas continuações e isso é um ponto muito bom, mas tomara que Ed Boon não dê o tremendo vacilo de manter vivo a essência de um jogo no outro. Os individualizar seria realmente o ideal.

Isso é algo que aconteceu em BlazBlue e Guilty Gear, ou mesmo um pouco com Darkstalkers e Street Fighter (série Alpha). Apesar de BB e GG serem do mesmo criador, boa parte do espírito de Guilty Gear vive em BlazBlue como coisas como cancelamentos de golpes (algo semelhante ao Focus Cancel do SFIV) e combos gigantescos lembrando jogos de anime, assim como a estética do jogo todo em si.

Em Darkstalkers pra Street Fighter Alpha não foi tanto, mas defender no ar e parte do traço são coisas que os tornam levemente semelhantes.

Assim como a sobriedade de Dead Or Alive e Virtua Fighter. Mesmo sendo jogos totalmente diferentes, ora ou outra são confundidos porque os personagens são carismáticos porém genéricos.

Caso venha me dizer que Soul Calibur é um Tekken com espada (como eu já vi idiota falando isso) você merece uma morte lenta, dolorosa, com placas tectônicas invadindo seu reto como se não houvesse amanhã.

E ainda reforço a ideia que DOA e VF num crossover ficaria o máximo.

Mas enfim, acho que vocês me entenderam.

Com isso, pelos motivos errados, acredito que Injustice e Mortal Kombat são parecidos na teoria e diferentes na prática, tornando eles jogos irmãos ou primos distantes, se preferir.

Enfim, acho que vocês entenderam. Dissertem à respeito nos comentários se necessário. XD

5 comentários:

Ryu disse...

Então o Kung Lao é o Clark Kent nas horas vagas que por sua vez é o Superman.

Caralho...

Juninho! disse...

Isso é o que eu chamo de PLOT TWIST DO CARALHO!

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

Juninho, li o seu post. e bem...olha, os dois jogos podem ter algo emprestado de cada game. mas se foi feito pela mesma empresa, o que esperava?

mas convenhamos: os dois jogos, de enredo, bate em muito jogo de luta por aí, e sobre os personagens, finalmente alguém fez personagens como Kabal ou Aquaman serem interessantes de se jogar. sério, antes de MK9, eu quase não curtia ninguém do guerreiros da Terra e do Outworld.

e sobre Dead or Alive e Virtua Fighter juntos, mas no DOA 5, alguns personagens de Virtua Fighter fazem uma ponta lá e....bem... Pai Chan, Ayane, Momiji....banho na cachoeira.

hhhmmmm........eerrr...legal esse post Junin. hehehe

Juninho! disse...

É Leandro, você tem razão. O enredo dos dois é melhor que MUITA coisa.

Principalmente porque arrumaram a bagunça que era MK do 1 ao 3 (e ainda falta arrumar o resto, mas ok, no final do 9 tem gancho pra ir do 4 ao 6). E o Injustice só é foda porque tem mil quadrinhos com crises assim, podia ser algo novo ou a série Injustice das HQ's no jogo. Ficaria muitíssimo melhor.

E bom, sobre VF, eu sou fã putinha mesmo, DOA eu curto pacas e admito que vendi o meu 5 pra comprar o Ultimate (quando a grana sobrar) e o motivo maior é ter MAIS UM PERSONAGEM DO VIRTUA FIGHTER. JACK BRYANT, PORRA!!!

E deixa essa safadeza oculta brother, fica feio você revelando suas taradices HUSAHUSAUHASUH

Mas sério, VF e DOA num mesmo jogo seria do caralho pra caralho.

Avalanche Alvers disse...

Eu perdi todo o tesão pelo Injustice quando vi a jogabilidade do Lobo :/

Mas no geral já tava meio cansado, via os combos intermináveis no teaser e isso é algo que odeio em jogo de luta.

E pô, o Kabal, Baraka e o Skyter são personagens completamente anos 90 X-treme, a criançada adorava eles.