12 de novembro de 2012

Wintersun - Time I


Salve galera, quanto tempo não falo de metal por aqui certo ?

Ultimamente esse blog tem sido muito focado em jogos, ainda mais de uns meses pra cá e eu preciso voltar à formula original do "Humor, Animes, Metal e Games"...

Então, uma parte de cada vez.

Apesar de que animes ta foda de colocar aqui, qualquer coisa indico um velho que já vi.


Mas enfim, vim aqui falar de um dos melhores trabalhos de 2012.

Senão o melhor!

Mas mesmo que não seja "O" melhor, ao menos duas coisas ele é, a primeira é que certamente é dos melhores, e a segunda é que é COM CERTEZA o mais inspirado, mais autêntico e convence claramente por isso.

Primeiro uma aula de história...


Wintersun é a banda que Jari Mäenpää criou enquanto ainda estava no Ensiferum, e decidiu sair pra dar continuidade à seu trabalho de forma individual.

Praticamente criava tudo e passava pros integrantes, por isso que mesmo sendo uma banda e acabo considrando Wintersun uma "one-man band". Por esse simples fato, algo parecido com Opeth nesse aspecto!

Wintersun, nome curioso por sinal, que significa sol de inverno tem todo um significado para Jari.

Que Winter, representa o lado melancólico e frio da magia finlândesa enquanto o Sun, representa o universo, as estrelas de modo geral, algo muito bem representado em suas letras.

E com isso o álbum com nome da banda foi lançado em 2004.

Apesar de muito competente, era somente uma mistura de Death Melódico com pegada Folk, dando uma diferenciada e só, o álbum é muito bom, mas não carrega toda uma identidade com ele.

E com isso em 2006 tivemos o anúncio de "Time".

Em meio a muitos atrasos e anúncios e cancelamos, tivemos anuncio pra começo de 2007, fim de 2007, começo de 2008, fim de 2008 e isso até 2010 quando o single Time saiu.

A música era diferente, mais autêntica mas não chamava tanta atenção assim.

E eis que anunciaram que Time estava concluído.

Expectativas atrás de expectativas pra ouvir um álbum que era aguardado por 6 anos.

Me vem a trollada do Jari com Time I, ou seja, o II já ta vindo em 2013...

Imagino eu que pra recuperar parte da grana que ele gastou nesse meio tempo. Então é tolerável, mas o motivo maior de ser tolerável é a INCRÍVEL qualidade desse álbum.

Começando pela LINDÍSSIMA abertura do álbum com "When Time Fades Away"... abertura meio longa, mas são 4 minutos bem bonitos...

E nisso, vem a melhor música do álbum sem sombra de dúvidas, "Sons of Winter and Stars", dividida em quatro grandes momentos, em 13 minutos perfeitos do começo ao fim. Muito linda, muito pesada, emocionante, extremamente bem estruturada e altamente viciante. Não é puxada de saco, essa música é uma das melhores músicas que já ouvi em minha vida mesmo!

O refrão é um dos mais bonitos que já vi, e todo metafórico. Absolutamente maravilhoso!

Depois da porrada, vem a calmaria, como sempre. E com isso vem a pesada porém mais melódica  "Land of Snow and Sorrow".

Com arranjos dignos de prog rock, que te levam a qualquer lugar menos a sua realidade presente. Ela é nada além de uma passagem tranquila do disco, linda demais por sinal. Ouvir ela com atenção é primordial por que de impacto ela pode soar sem graça perto da primeira do disco.

Depois de tudo, mais uma intro, "Darkness and Frost" e na sequência a faixa título do álbum. Time!

Praticamente a segunda melhor do disco. Sendo que essa música carrega o título do álbum. Honestamente, adorei a letra e o refrão dessa música. Suas passagens calmas e misturadas com as harmoniosas são delirantes.

Apesar de que o álbum só tem praticamente 3 músicas, duas delas são de altíssimo nível e a mais calma é muito foda mas não é inferior em qualidade.

Simplesmente, muito inspirado esse álbum. Como eu falei acima, se não for o melhor de 2012 é sem dúvidas o mais inspirado!

E aqui deixo minha super indicação a esse incrível trabalho do Jari Mäenpää. Que apesar de diferente do primeiro álbum agora carrega muito mais identidade musical misturando Death Melódico, Folk e Metal Progressivo e espero muito que o Time II seja tão competente quanto. E eu COM CERTEZA falarei dele por aqui.

Espero que gostem do álbum, por que essa banda não é muito famosa e eu gostaria muito de divulgar o trabalho desse finlandês genial!


Nota: 10

Tracklist:

1. "When Time Fades Away"
2. "Sons of Winter and Stars"
       I. "Rain of Stars"
       II. "Surrounded by Darkness"
       III. "Journey Inside a Dream"
       IV. "Sons of Winter and Stars"

3. "Land of Snow and Sorrow"
4. "Darkness and Frost"
5. "Time"

Um comentário:

Laura Souza disse...

Gostei da resenha, vou ouvir o álbum para conferir de perto.