5 de agosto de 2012

Top 20 - Melhores Jogos do Super Nintendo

Demorou muito pra eu fazer uma postagem dessas.

E se demorou, puta merda.

A verdade é que eu sou um incrível fã de jogos no geral, e quem acompanha o blog sabe muito bem disso, e eu como muitas crianças nascidas nos anos 90, fui presenteado com a glória do Super Nintendo.

Que no meu humilde ponto de vista é O MELHOR console de todos os tempos.

Mas antes de tentarem me apredejar, quero deixar bem claro, que videogames são brinquedos que podem ser usados por pessoas de qualquer idade, e como qualquer brinquedo, seu foco é a diversão.

E eu no decorrer da minha vida, conheci muitos jogos de diversas formas.


Primeiro de tudo, moro no interior, cidade minúscula, e só tive acesso a jogos muito famosos, e poucos underground de fato, mas eu comprei muitos, aluguei muitos e pegava emprestado com os amigos.

Isso ajudava muito, mas alugar fitas no final de semana sempre foi uma tarefa muito interessante, levando em conta que eu alugava uma ou duas de cada vez, jogava feito louco no final de semana e na segunda-feira tinha que devolver com lágrimas nos olhos...

Enfim.

Vale lembrar que jogo desde os 4 anos de idade, tudo no SNES que eu precisava conhecer, digamos que eu conheci, e quando não conheci, acabei conhecendo pelos emuladores.

Esse top foi criado somente usando como base a minha opinião, não procurei listas de melhores e nem me baseei em opiniões de outras pessoas ou blogueiros.

Então, caso falte algum jogo, eu posso até gostar dele, mas não o considero bom o bastante pra por na lista, ok ?

Começando...

20° lugar - Rock'n' Roll Racing


Eu era um garoto muito novo, nem sabia o que era metal, e nem tinha essa paixão que tenho hoje pelo som, mas digamos que tudo começou aqui, algumas músicas que fui ouvindo nesse jogo acabei reconhecendo quando ouvi as originais, e foi simplesmente muito foda.

Convenhamos, um jogo que pra época era inovador, cheio de músicas de metal, tinha mais que dar certo e se tornar um clássico imortal do Super Nintendo.

E isso tudo aliado a uma mecânica que é simples e com possibilidade de upgrades nos carros, que tinham os mais diversos planetes disputando.

Simplesmente sensacional. Não poderia estar de fora mesmo.

E eu sei que na abertura você cantava junto: "ta nã nã nã nã nãããã..."

19° Lugar - Contra III - The Alien Wars


Esse jogo é outro visto como clássico da série e do console.

E não é por menos.

Gráficos lindos pra sua época, trilha sonora marcante, jogabilidade impecável.

Só a dificuldade é coisa de alienígena mesmo....

Contra é o típico jogo super simples, com história da profundidade de uma dose de vodka.

Jogos nesse ramo deram certo na época dos 16 bits, mas poucos foram tão eficientes quanto esse xodózinho da Konami.

Se você se considera um macho machão e não jogou Contra.

Te falta algo e eu digo o que lhe falta:

TESTOSTERONA!!!

18° Lugar - Killer Instinct


Como já devem ter notado, no meu blog, ou redes sociais e por ae vai.

Eu AMO jogos de luta, gosto mesmo. Mas não é por gostar do gênero que saio jogando qualquer aberração também né.

E esse jogo está entre os clássicos da minha infância. Muita gente o detesta, muita gente o ama mas que se dane, eu joguei, e ainda o jogo sempre que posso. É um clássico dos jogos de luta antigos.

Apesar de que sua mecânica é meio quadrada se compararmos com os outros, ainda assim é um puta jogo, e o por que ?

Olha, Killer Instintc tinha capricho com seus cenários, eram lindos demais, a trilha sonora sempre foi forte da extinta Rare que nos presenteou com uma impecável de acordo com cada personagem, cenário e etc.

A jogabilidade era variada, e altamente plagiada de Street Fighter, mas isso é comum, apesar de não ter a mesma efiência ainda sim funciona bem, de forma que os personagens não eram impossíveis de se jogar.

E sem contar os Ultras, combos no geral e as finalizações que foram inspiradas em Fatalities. E normalmente jogos com esse elemento sanguinário acabam dando muito certo em relação a público, eu mesmo não me surpreendo muito mas gosto.

E Jago fez muita alegria na minha infância, me fudi muito pra aprender a jogar com ele. E depois com Fulgore...

Afinal de contas, chegou num ponto onde o Cinder já não era mais permitido.

Afinal de contas roubalheira tem limite.

17° Lugar - Maui Mallard: Cold Shadow


Esse jogo é simplesmente INCRÍVEL.

Muitas pessoas desistiram dele por causa da dificuldade, e eu mesmo não suportei a ponto de termina-lo.

Mas ainda pretendo, eu juro.

E é bem bacana, e tudo começa com Maui Mallards (Donald), detetive que foi chamado pra descobrir o que está acontecendo numa ilha tropical e descobre que o ídolo Shabum Shabum desapareceu e sem ele a ilha vai explodir.

E assim tudo começa, e só fica REALMENTE interessante quando um mago ancião o concede poderes ninjas e se trandorma em Cold Shadow.

E por ae vai, o jogo se desenrola num jogo de plataforma muito engraçado onde se joga com Maui e Cold simultaneamente, e com Maui temos alguns tipos de tiros diferentes em sua arma e com Cold os combos de Ninja aumentam de acordo com a faixa dele, que vai até a cor preta.

Também conhecido por sua dificuldade que vai se elevando com o passar do jogo de forma muito sinistra, é um excelente título da Disney, provavelmente o melhor deles.

Na verdade, não me lembro de ter gostado de nenhum outro jogo da Disney mais do que esse. Nem mesmo os jogos do Mickey são tão fodas.

E tenho dito.

16° Lugar - Super Mario All-Stars + Super Mario World


Olha, eu poderia muito bem falar Super Mario World, mas eu considero Super Mario Bros. 3 tão bom quanto ele, então fica complicado escolher entre ambos.

Mas se o destino fez os dois juntos num jogo só, quem sou eu pra discutir.

Destino... credo, acho que usei uma péssima forma de me expressar, vou reformular.

Bom, mas já que a Nintendo, fez os dois juntos num jogo só de forma pra vender ainda mais pros fãs putinhas da série, quem sou eu pra discutir.

Agora parece melhor...

Mas a real é que eu adoro os jogos do Mario da série Bros, e principalmente 2 e o 3. Mas Super Mario World, tem todo um charme, primeiro jogo que joguei em casa, com meu videogame, e tals, veio tudo junto.

Então além da competência, tenho um carinho muito de nostalgia para com esse jogo.

Mas Mario é Mario, isso é fato, seus jogos em sua grande maioria são muito bons, e como prova disso dentro do próprio Super Nintendo temos Mario Kart e Super Mario World 2: Yoshi's Island.

Então acho que explicar por que Mario é bom é irrelevante, com exceção de um jogo dele que está aqui em baixo.... logo logo você vai ver.

15° Lugar - Chrono Trigger


Bom, quero deixar bem claro que comecei a jogar RPG's numa época melhor que dos 16 bits.

Comecei no PS1, onde os gráficos eram ruins e tudo mas o pessoal focava mais em história, do que em tudo.

Mas vejamos bem, Chrono Trigger pra sua época tem lá sua boa história mas nem se compara com sua continuação Chrono Cross...

Mas o que mais alegra os jogadores de Chrono Trigger é sua jogabilidade incrível e que ainda pode ser escolhida entre tempo real ou turnos, o que deixa o jogo com fator replay bem grande.

Sem contar que os personagens são carismáticatos tanto que meu favorito é eternamente o Frog.

E outro fator positivo é a presença de vários finais, coisa comum na série "Chrono", também presente em sua continuação.

E apesar de que ainda não o terminei, joguei muito tempo e só desanimei por que perdi o save junto com meu HD na época...

Santo desastre aquele.

Mas Chrono Trigger é sem dúvidas um dos melhores jogos do Super Nintendo. E isso é um fato inegável.

14° Lugar - Final Fight 2


Final Fight, grande franquia presente no Super Nintendo, como joguei isso na infância...

Muito, mas muito mesmo.

E Final Fight foi uma série muito sofrida no Super Nintendo a princípio, o primeiro jogo que por sinal é muito bom no Arcade, lançado pra CPSI, foi um sucesso, enquanto a versão de Super Nintendo sofreu muito.

Gráficos ruins, jogabilidade alterada pra pior, trilha sonora jogada de qualquer forma no SNES e com isso acabou alterando pra muito pior o som do jogo.

Isso sem contar o pior fator, que é a falta de um personagem, o original de Arcade vinha com Guy, Cody e Haggar, e no SNES removeram Guy e quando Capcom atualizou o jogo no SNES, aposto que muitos comemoraram por causa que vinha o mesmo jogo de novo, só que dessa vez com Guy no lugar de Cody.

Poxa Capcom... era só piorar os gráficos ainda mais e jogar mais um sprite selecionável lá dentro. Difícil ein???

E vale citar que num sou fã do primeiro mas o segundo veio com tudo.

Gráficos lindos, trilha sonora bem feita, jogabilidade excelente, três personagens, Haggar, Carlos e a mais legal de todas, a Maki.

Final Fight 3 também foi e ainda é incrível, mas acho que a super facilidade do jogo desanima depois de uns tempos, jogos difíceis demais podem cansar mas fáceis demais também cansam...

Nesse ponto Final Fight 2 é no ponto perfeito. Dificuldade do jogo não é de graça e também não é impossível.

Só que se o personagem corresse ainda sim seria perfeito, mas fazer o que né...

13° Lugar - Ultimate Mortal Kombat 3


Definitivamente, um excepcional título da Midway, talvez o melhor, acompanhei a série, e vi o primeiro nos arcades e super nintendo, e todos os outros posteriores.

Honestamente, gosto de todos do Super Nintendo, e fui achando o máximo cada um a sua forma.

E quando o 3 surgiu, eis que fiquei boquiaberto.

Gráficos lindos, movimentação bacana, cenários interligados, música ambiente muito épica, e sem contar que os personagens antigos ganharam novas roupas e surgiram alguns novos.

Como os robôs Sektor, Cyrax e por ae vai.

E como se não bastasse, eis que veio Ultimate Mortal Kombat 3.

Sério, eu gelei quando vi aquele monte de personagens selecionaveis, vários golpes novos, combos, e o mais legal de tudo:

OS FATALITIES.

Sempre foram parte da graça do Mortal Kombat. Sempre sempre sempre...

E depois vieram os Brutalities.

Sinceramente, adorei muito mesmo, sempre curti a ideia de espancar o cara até ele explodir.

É idiota, mas bizarrice comigo é só um detalhe a parte. Só acho triste por que tiraram  uma das coisas que eu mais gostava no 3 que são os Animalities...

Sem dúvidas, foi um dos maiores jogos da minha infância, o tempo que eu joguei ele é algo digamos...

Incalculável.

E lembre-se, você só é viciado o bastante nesse jogo quando decora todos os fatalities e brutalities, e eu era assim...

Algo meio sem vida social mesmo, mas vamos ao próximo.

12° Lugar - Super BomberMan 3


BomberMan é uma série de jogos COMPLETAMENTE sem noção.

Mas como lógica em videogames é completamente dispensável, então que se foda.

Mas vamos combinar, é muito louco ver um robô cagando bombas por aí. Realmente muito louco mesmo. Mas vai me falar que você nunca perdeu horas da sua vida jogando o jogo que impulsion a Hudson Soft nos anos 90 feito louco, vai me falar com essa cara hipócrita que não jogava ?

O primeiro da série era morno, e um tanto comum, o segundo já era melhor, e no terceiro que o povo inovou e mudou, colocou elementos novos e o caralho a quatro.

O 4 e o 5 só foram na onda. Siiiiiiiiiiim, só isso.

Poucas novidades vieram depois do 3, o que não os torna ruins, mas eu particularmente prefiro o 3 como um todo. Os outros não perdem em nada, mas ainda acho o 3 superior tanto por nostalgia quanto por competência, acho o nível de diversão dele maior.

E só isso. Não tem onde BomberMan ser melhor, afinal de contas é um jogo pra brincar jogando sozinho ou com amigos. Esse é o tipo de jogo que vai direto ao ponto que interessa, e te diverte por horas e horas e horas...

11° Lugar - Kirby Super Star


Se você conhece Kirby e me fala que prefere o Mario você deve ter sérios problemas...

Na boa, Kirby é MUITO melhor que o Mario, mas MUITO MELHOR MESMO.

Não há comparações pra mim, jogos de plataforma, Mario é bom e Kirby é FODA.

Simplesmente mais divertido, engraçado, dinâmico, músicas animadoras, e sem contar a melhor coisa do jogo.

O Kirby absorve poder dos inimigos.

Só com isso pra mim já é o bastante, e Kirby teve muito mais capricho em seus jogos, principalmente nesse de Super Nintendo onde são 8 jogos em 1. Onde 5 deles são plataforma e os 3 restante são mini-games.

E normalmente esses mini-games dentro de jogos são umas bostas, mas os do Kirby seguem essa regra ?

NÃO.

Os do Kirby são muito divertidos. Realmente superior.

E os jogos comuns de plataforma tem dos mais variados tipos, dos mais simples até os mais exploradores.

Dá até gosto...

E por isso uma bolinha rosa é mais legal que um encanador bigodudo.

Que venham os fãs putinhas do Mario chutar meu traseiro.

10° Lugar - Wild Guns


Novamente as capas japonesas deram as caras por aqui.


Afinal de contas, capas americanas são sempre profundo desgosto. Caso duvidem de mim... podem ver o link aqui.

Não disse...

Mas enfim, Wild Guns é o típico jogo de velho oeste que todo console tem.

E esse é muito melhor que o Sunset Riders no meu humilde ponto de vista.

Antes que venham as pedras, quero deixar claro que AMO Sunset Riders, principalmente o do Arcade, que é infinitamente superior à versão do Super Nintendo e principalmente superior à versão do Mega Drive.

Mas o lance é que Wild Guns é muito mais foda, e por que ?

Sunset Riders é um filme de velho oeste, na prática. E Wild Guns é essa coisa de velho oeste misturado com universo tecnológico.

E honestamente, muito mais foda robôs no velho oeste do que esse velho oeste seco que se vê por ae, só com tiros e pessoas normais.

Nada como uma adorável atiradora em busca de vingança pela morte de sua família do lado de um caçador de recompensas. Sinceramente, muito melhor que Sunset Riders.

Me xinguem!

9° Lugar - Biker Mice From Mars


Esse jogo pra mim tem história, muita importância em minha infância.

Afinal de contas, foi o PRIMEIRO jogo que comprei na vida, e eu alugava ele direto e tudo mas quando você compra a sensação é totalmente diferente.

Saber que o jogo é seu e vai jogar ele o máximo possível.

Talvez seja por isso que eu zerei em todas as dificuldades e de todas as formas possíveis e imagináveis.

Mas sinceramente, esse é um puta título da Konami, e eu realmente lamento não ver mais jogos da série e que sejam bons.

Afinal de contas, eis outro jogo bom dos consoles que deveria ganhar uma continuação boa e o que temos são dois fracassos lançados pra DS e PS2...

Mas ainda assim um excelente título, um dos melhores jogos pra se jogar sozinho já feitos nesse planeta.

E só quem liberou e terminou esse jogo no Very Hard sabe a sensação que é terminar um jogo ABSURDAMENTE apelão e depois que terminar falar pra si mesmo:

"NUNCA MAIS VOU JOGAR ISSO!!!"

Mas se você jogou e o terminou no Veeeeeeery Hard, claro que você vai jogar ele depois, independente disso.

E todo mundo que joga esse jogo se cativa e não resiste. Acaba abrindo emulador ou ligando o SNES um dia de chuva no domingo pra jogar ele por muitas horas.

E eu sei que você fez isso, ou vai fazer!

8° Lugar - Gundam Wing: Endless Duel


Não sei se já perberam, mas eu sou um gamer chato.

Sim, eu reparo em TUDO.

E digo que se fosse pra escolher um jogo absolutamente completo em tudo no Super Nintendo, Gundam Wing seria um deles.

Música, cenário, ambiente jogabilidade, interface, personagens, robôs e por ae vai...

Calma. Para tudo. Robôs ???

SIM, ROBÔS, POR TODOS OS LADOS, CAINDO NA PORRADA NAS CIDADES!!!

ISSO É MUITO FODA.

MUITO MUITO MUITO FODA.

Nessa minha cidade minúscula, haviam duas lojas pra se jogar, uma onde era tudo mais arrumadinho e cheio de jogos super famosos, e outra onde tudo era mais digamos...

Questionável.

E nessas duas haviam games pra jogar e alugar mais essa "questionável" havia um ponto forte.

Havia muitos jogos obscuros, muitas vezes nem procurados e totalmente em japonês e este era um deles.

Eu me recordo de ter visto alguém jogando, esperei, joguei e me apaixonei por esse jogo da série.

E eu ainda fui insistente, joguei os de luta de PS1 e PS2, e um Gundam Seed pra PS2.

Adivinhem ?

Nem se comparam a esse título em NENHUM aspecto citado acima. Os gráficos melhores eram mais que obrigações, convenhamos.

Mas esse sim é um dos melhores exemplos de capricho dentro de um jogo.

Só de curiosidade, nesse jogo já havia um sistema de gastar parte da barra de especial com um golpe mais forte. Algo como os ES do Darkstalkers e o EX do Street Fighter...

Mais será possível Capcom ?

7° Lugar - Super Street Fighter II - The New Challenger


Aaaaaah Street Fighter.

O melhor jogo de luta de todos os tempos, e disso não tenho dúvidas.

Eu vi o nascimento da série no Super Nintendo e Arcade da minha humilde e fudida cidade com World Warriors, Champion Edition e depois quando a Capcom pensou em mudar alguma coisinha que seja.

Ela colocou novos personagens e músicas refeitas.

E assim veio Super Street Fighter II - The New Challengers, que nada mais era uma de suas bilhões de versões diferentes lançadas.

E no Super Nintendo essa é melhor de todas, e isso não há sombra de dúvidas.

Apesar de que não tinham alguns golpes do Arcade ainda era assim um jogo excepcional.

Apesar da total falta de roteiro presente na série, o jogo sempre teve uma jogabilidade alucinante que sempre fez com que fosse um dos melhores jogos de todos os tempos.

Ainda lembro da época onde havia rivalidade de Mortal Kombat com Street Fighter...

E também lembro da época onde todo mundo só jogava com Ryu e Ken.

Ainda bem que estamos em tempos diferentes. Ainda bem mil vezes.

6° Lugar - Super Mario RPG


Lembram que eu falei acima de um jogo do Mario que precisava de um bom motivo pra ser bom ?

Bom, o nome fala por mim, é um jogo de RPG.

E só nisso já ajuda muito, e o mais legal de tudo é, o seu sistema e sua história.

Sistema super dinâmico pra um RPG onde os botões fazem tudo de forma diferente do habitual, provavelmente a Square pensou muito pra simplificar e atingir os fãs da Nintendo juntamente com os seus.

E história que por sinal começa do jeito de sempre, Peach sendo sequestrada, Bowser o malvado por trás de tudo, e no meio do desenrolar da porra toda, algo realmente sério acontece.

Uma espada mágica gigante cai no castelo e expulsa Mario e os presentes de lá.

E ainda quebra o caminho que dava até o reino do dinossauro reclamão.

Ou seja, Mario terá que dar uma incrível volta pra chegar lá e resolver a parada.

E ele dessa vez não vai sozinho, apesar que ele está sempre com seu irmão Luigi.

Que por sinal nesse jogo é como se nunca tivesse existido, nem sequer há menções dele. Mas pelo menos temos, Princesa e Bowser no grupo, além de Mallow e Geno.

O jogo retrata sua história com humor, MUITO humor. E eu achei o máximo, ainda mais que o Mario é o personagem mudo de sempre, presente em todos os RPG's antigos ou clássicos, mas ele se expressa com mímicas o que faz com que algumas situações sem graça se tornem estupidamente engraçadas.

Boa jogada da Nintendo ligada com a Square. Por que fazer um RPG com história totalmente voltada pro humor dar certo não é pra qualquer um.

5° Lugar - Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest


Donkey Kong é outro jogo da Nintendo (como sua grande maioria) que apesar de divertido tem a história com a profundidade de uma poça d'água.

Mas convenhamos, Nintendo sempre foi mestra em divertimento, e Donkey Kong é a grande prova disso.

Gosto muito do Mario, mais ainda do Kirby.

Mas me perdoem, não existe nada mais carismático que macacos passando numa fase batendo em jacarés.

Honestamente, eu tenho alguns anos como jogador nas costas, e me recordo claramente de Donkey Kong ser o primeiro jogo a me impressionar com trilha sonora quando eu ainda era um moleque que alugava fitas.

Eu cheguei a entrar nas fases e ficar parado no começo delas ouvindo e admirando o som e o ambiente do jogo. É um capricho fora do comum os três jogos da série lançados no Super Nintendo.

Os três jogos são maravilhosos, e eu gosto muito dos dois últimos com praticamente a mesma intensidade, mas acho que o fato de Diddy e Dixie juntos e o ambiente como um todo no 2 me chamaram mais atenção de forma que ele é o citado da lista.

Donkey Kong sempre foi maravilhoso por tudo, e incluindo fases bônus, os amigos animais que usamos durantes as fases, as coisas secretas, a jogabilidade diferenciada e etc...

Mas convenhamos a melhor coisa do 2 é ver a Dixie tocando guitarra no final da fase. E não há homo sapiens que discorde do que eu acabei de falar.

4° Lugar - Top Gear 3000


Só pra constar não sou um fã de jogos de corrida no geral.

Principalmente se forem jogos comuns, e nesses casos eu desanimo MESMO.

Maaaaaaaaaaas no Super Nintendo, Top Gear foi uma febre, e eu acompanhei um por um da série.

O primeiro ainda tenho, meu pai amava esse jogo e ele comprou e fizemos muitíssimo proveito dele.

E eu sempre curti, e ae veio o 2, que não tinha a mesma graça do primeiro mas já tinha seus upgrades, mais cores pro carro, e etc... No geral era muito bom mas ainda longe do primeiro.

E ae a sua continuação foi lançada. E Top Gear 3000 foi um incríve fenômeno.

Sei que muitos preferem o primeiro mas o 3000 tem absolutamente tudo melhor.

Primeiro de tudo, ele não usa carros normais, e sim carros que correm em outros planetas e são totalmente diferentes de carros comuns que víamos nos jogos.

Além de upgrades melhores, cores mais vivas e bonitas, sistema de direção do carro MUITO superior aos outros dois jogos e as fases em alguns casos tinham bifurcações, ou seja, dois caminhos que davam ao mesmo lugar.

E quando você pensa "só ir no mais perto", você se fode, por que os caminhos mais longos eram onde tinham gasolina, dinheiro e por ae vai.

E abastecer o carro e concertar ele em tapetes é algo super legal, nada como um tapete vermelho que abastece gasolina e um azul que faz os reparos do carro.

Eu sei que é irreal, e totalmente non-sense mas é muito foda apesar de tudo.

E sem dúvidas, as melhores coisas do jogo são os upgrades além dos normais disponíveis. Claro que equipar motor e nitro melhores é algo divertido mas equipar um carro com warps (desmolecularizadores), imãs magnéticos e sistema de salto é MUITO MAIS FODA.

Por isso que digo que jogos de corrida irreais são muito melhores e por mais que Nascar Rumble do PS1 seja maravilhoso também, e de fato o segundo melhor jogo de corrida pra mim, eu considero Top Gear 3000 O MELHOR JOGO DE CORRIDA JÁ FEITO ATÉ HOJE.

O mais triste de tudo é que com gráficos lindos de novas gerações, os jogos de corrida tendem a ser cada vez mais realistas. E mais sem graças.

Seria o máximo ver jogos de corrida super non-sense como os que já citei na geração atual, mas sonhar ainda não é cobrado nos impostos mesmo.

Por isso acho difícil Top Gear 3000 no meu ponto de vista perder esse posto.

3° Lugar - Final Fantasy VI


Outro RPG... 

Eu sei que eu falei acima que RPG's do 16 bits não são o meu forte, eu sei...

Mas Final Fantasy VI pra mim é tudo que o Chrono Trigger deveria ser.

Tá certo que as reviravoltas da série Chrono normalmente impressionam mais mas eu particularmente gostei mais do roteiro desse jogo.

E fico abismado por ver a Square sempre repetindo as mesmas ideias a tanto tempo...

Um grupo, um vilão que toma o lugar do cara que é o líder e que ameaça o mundo destruindo ele e o grupinho vai lá salvar o planeta.

Com exceção de Final Fantasy VII, todos os outros são assim, mas eu quero deixar claro que só conheço do I ao XII, o XIII passei longe quando descobri o quanto é linear, mas qualquer dia eu vou tentar joga-lo...

Mas a história começa com humanos e deuses interagindo naturalmente quando os deuses perceberam que os humanos faziam estragos demais (e como deuses não pensaram nisso antes, claro), e com isso libertam os Espers que entrataram em guerra com humanos e chutaram seus traseiros.

Com isso, os Espers se trancaram num mundo próprio e removeram a magia do mundo.

Sem dúvidas a história de Final Fantasy VI só é interessante também devido a Kefka, um vilão meio doido, que me fez rir bastante, mas ele funciona muito bem como vilão e isso já ajuda muito.

Mas visto o VI, a fórmula foi usada de forma diferente, primeiro pela personagem principal, Terra, ser uma mulher sem suas memórias e depois ela descobre que é um Esper (Summons, Aeons, Espers, tudo a mesma coisa) que foi manipulada por Gestahl, e com isso depois de um tempo ela se liberta.

Nesse ponto que Final Fantasy VI se torna realmente superior aos outros RPG's de Super Nintendo.

Pois bem, cada personagem tem sua habiliadde e é MUITO foda jogar usando elas. E irei explicar...

Terra, a principal como Esper que é, pode se transformar em Esper. Celes foi modificada geneticamente e tem uma habilidade chamada Runic que suga MP, Locke tem habilidades furtivas, Edgar tem habilidades com máquinas e seu irmão Sabin é um artista marcial com seus golpes feitos com comandos (sim, igual Street Fighter, SIIIIIIIIIIIM), Shadow é um ninja com habilidades de arremessar armas (ou shurikens, que são baratas), Cyan é um samurai e seus golpes são de acordo com o tempo que você demora pra desenbanhiar a espada, Gau é o garoto com habilidade de aprender técnicas dos inimigos, Mog pode dançar (blergh) e cada dança causa um efeito diferente, Strago é um velhote que usa magia (um dos últimos dos magos da terra) e sua neta Relm é uma pintora com habilidades de reproduzir ataques inimigos com pinturas (blergh), outro interessante é Setzer, um jogador mulherengo dono da aeronave e sua habilidade é Caça-Níquel, que é bem interessante por que ela pode tanto ajudar quanto atrapalhar.

E também tem duas merdas (chamadas de personagens) que são Gogo (com habilidades de imitação) e Umaro (um pé grande que você não controla mas que tem uma força bruta absurda). São secretos e não fazem diferença.

E outro fator interessante é que equipando os Espers, você pode aprender magias deles com os personagens, e isso é muito foda, porém existem os que aprendem magias melhor e mais rápido e outros mais lentos, dificultando seu aprendizado.

Honestamente, jogar ele no emulador foi uma experiência bem agradável, o gameplay com a história funcionou perfeitamente e por isso considero ele o melhor RPG do Super Nintendo.

E não adianta, não prefiro Chrono Trigger por mais argumentos que tenham. 


2° Lugar - Street Fighter Alpha 2


Eu sei que eu já citei Street Fighter acima, mas calma.

O fato é que a série Alpha eu considero totalmente diferente, por isso costumo separa-la.

Os personagens começaram a ter mais de um especial, e nesse jogo mesmo já havia modo com um ou todos os especiais depois que se escolhia o personagem.

Além de defesa aérea originalmente usada em Darkstalkers e aproveitada na série e os custom combos.

Sem contar que aqui os personagens ganharam um novo traço, jogabilidade diferentes e por aí vai.

E história também, claaaaaaaaro, mesmo que MUITO pouca, aqui que a série começou a ter finais decentes, ou no mínimo menos porcos.

Afinal de contas, a Capcom não se importa com roteiro e por que fez Alpha 3 com um tão bom é um dos mistérios da humanidade que ainda precisa de resposta.

E quem jogou no Arcade sabe quanto esse jogo é bonito mas mesmo no Super Nintendo com gráficos inferiores, ao contrário da grande maioria dos ports de jogos de Arcade pra consoles caseiros com placas inferiores, esse jogo não se alterou tanto.

Com exceção do gráfico o jogo tem O MESMO GAMEPLAY.

Exatamente o mesmo.

Só o loading que dava quando aparecia Round que era chato mas fora isso o jogo é tão bonito, tão impressionante que anima muito. 

E uma coisa inevitável, mesmo que você jogue TODAS as versões desse jogo, não tem como não se curvar a superioridade da versão Arcade...

Mas em Alpha 2 alguns personagens voltaram a série, e redesenhados e isso fez um bem danado pra eles, santa mãe viu.

E como eu já disse na postagem dos melhores personagens de Street Fighter, quando eu vi Rolento no Alpha 2 eu na hora gritei:

"CARALHO, O ROLENTO TA NO STREET FIGHTER. QUE FODA."

E ainda mais eu, que como toda criança da época dos 16 bits, zerou Final Fight 2 milhões de vezes e conheceu Rolento da pior forma possível.

Com todos esses fatores, e por ser o melhor jogo de luta do Super Nintendo, Street Fighter Alpha 2 fica aqui...

Mas a Capcom no meu top não se conteve em ter o segundo lugar e também o primeiro por que o melhor jogo de todos no 16 bits sem dúvidas é...

1° Lugar - Megaman X


Sem dúvidas, o melhor jogo dos 16 bits.

E por que ?

Pense comigo.

Jogo de plaforma, músicas fodas, personagem carismático pra caralho, presença de Zero, vilão decente (Sigma é muito melhor que Dr. Willy, me perdoem os fãs da série clássica), chefes MUITO melhores, e jogabilidade excepcional sem contar que agora tinha história. Muito fraca mas tinha e não era algo imbecil como um cientista malvado querendo dominar o mundo porque sim.

Honestamente, não tem como Megaman X não ser o melhor jogo do Super Nintendo.

Disparado, um dos que eu mais joguei no console, apesar de que provavelmente joguei mais Street Fighter que qualquer outro, mas jogo de luta é diferente de plataforma, por que o fator replay de jogos de luta é de fato muito maior.

Megaman X foi um avanço pro robô azul.

A SÉRIE CLÁSSICA É UMA BOSTA. E TENHO DITO.

Foi um afanço danado a série X, primeiramente por deslizar nas laterais em lugares que normalmente na série clássica o personagem morreria.

Sem contar que o jogo te dá recursos, como armadura, poderes de chefes carregáveis e etc.

Uma coisa que mudou também foi o fato de remover a dificuldade absurda dos antigos por que eles transformavam um jogo de plataforma em algo absolutamente movido a cálculos pra tudo.

O que deixava o jogo monótono, cansativo, chato ou qualquer outra coisa do tipo.

Sem contar que não faz muito tempo que eu fiz review dos oito jogos da série X. Pra quem quiser ler todos, basta clicar aqui.

E quando o jogo é foda, ele ganha remake ou é relançado muitas e muitas vezes. E o remake do PSP é excepcional, igualmente ao original.

O melhor jogo de plataforma estar no topo dos melhores do Super Nintendo não é novidade.


Menções Honrosas.


Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles In Time


Ah, o jogo das Tartarugas Ninjas.

Pra ser sincero, eu gostava delas quando eu era BEM pequeno e depois já num via mais tanta graça.

Mas o jogo é excepcional, e apesar de tudo não teve tanto impacto pra mim, provavelmente por que num fui tão fã da série...

Mas eis um dos poucos casos onde um jogo portado do Arcade fica melhor em um console.

E ainda mais em gêneros como Beat'm Up's, normalmente os melhores ficam no arcade, mas esse ficou bem melhor no Super Nintendo.

E sempre será legal jogar os caras na tela e ver eles se esborrachando. Muito legal mesmo.

Super Metroid


Por mais que eu adore jogos de exploração, Super Metroid não causou o mesmo impacto em mim como os Castlevanias de RPG como Symphony Of The Night e Aria Of Sorrow.

Mas convenhamos que Metroid é um clássico eterno e simplesmente formidável e jamais poderia deixar de ser citado.

E Samus é mais carismática que muito personagem por aí.

Seus recursos na jogabilidade marcaram história nos 16 bits.

International Superstar Soccer Deluxe


Ei, por que ta me olhando assim ?

Se teve uma geração que eu curti futebol foi essa. Mas só jogar também.

Assistir na TV nunca rolou pra mim. Copa do Mundo vi algumas e olhe lá...

Mas sempre foi SUPER foda jogar esse jogo, era tudo mais cômico do que sério.

Goleiros com pulo de gato, juiz cachorro e por aí vai.

Joguei muito e apesar de tudo merece um lugarzinho de honra.

E já falei, abaixem essas facas.

Side Pocket

Eis outro jogo de esportes.

Mas na real, ele e Backstreet Billards do PS1 são as melhores coisas que um jogador de sinuca vai encontrar nos consoles caseiros.

Provavelmente tem algum simulador melhor pra PC mas foda-se.

E Side Pocket foi outro clássico ao lado de meu pai.

Ele e eu tentamos zerar essa bosta mas nunca conseguíamos, o jogo pra zerar era necessário algo além de passar as fases, que era ter certo número de pontos.

Ou seja, mesmo que vencesse o adversário, só isso não bastava.

E pra alcançar os pontos necessários você não poderia ser um jogador e sim O JOGADOR.

Sentiu a diferença ?

E uma das minhas frustrações dos 16 bits é não ter terminado essa merda...

Mas particularmente não me sinto capaz pra tal feito.

Shit!

115 comentários:

Scariel disse...

Só tem clássico nessa lista!
Não concordo com as posições desses jogos. Mas todos merecer estar, exceção do Alpha 2 ótimos gráficos, mas o jogo era lento demais.
Side Pocket e o Futebolzinho não podia faltar hein?

Anônimo disse...

poooorra, curti demais, concordo com a grande maioria, soh discordo da ordem do MKU3, apesar de não conhecer TODOS os jogos citados, os que eu conheço, tbm colocaria entre os 20, parabens ae nerd ;)

Anônimo disse...

Dipaula: Lista boa, embora tenha muito pouco a concordar com você. Tem pelo menos umas boas toneladas de jogos tão bons ou melhores, porém menos difundidos. ^^

Logan disse...

Quando se trata de fazer os top 10, 20 ou 30 da vida, fica difícil pra qualquer um. Me surpreendo vc não listar Mario, Zelda e outros que sempre aparecem nos tops por aí, mas como eu disse, é difícil e gosto é gosto. Mesmo assim a listagem ficou bacana e me fez relembrar altos clássicos, parabéns!
Abraço!

Juninho! disse...

Eu não acho Mario, Zelda e etc isso tudo como dizem, eu prefiro Donkey Kong ou Kirby e nem por isso são os melhores isolados pra mim saca.


E não tem jeito, pra mim jogo de plataforma é Megaman X. E o resto!

XD

Anônimo disse...

e verdade chrono trigger nem se compara ao chrono cross
porque chrono trigger é MUITOOO MELHOORRRR que a merda do cross

Anônimo disse...

Nossa, vc falou sobre DK2 exatamente como eu penso e também sobre coisas que passei e fazia na época, como reparar nas belas músicas e depois ficar parado na faze apenas para ouvilas. Os DK's marcaram a minha vida e pelo 2 eu sou apaixonado kkkk. Só sinto um desgosto por não ser mais velho e não ter tido a aportunidade de comprar os titulos em cada lançamento. Só tenho o DK3 completo com caixa ( presente do meu pai ) que eu guardo até hoje sem deixar cair uma pluma em cima.
Felicidade para os gamers que puderam aproveitar esse tempo de games tão bons que não volta mais... um abraço para todos que são fans da era 16bit kkk flw

Anônimo disse...

Pode parecer clichê, mas um top 20 de Snes sem Zelda ou Metroid (Que DEVEM estar em qualquer top 5 ou top 3, diga-se de passagem.) é fail. Por quê? Porque são jogos que além da qualidade dos elementos (música, jogabilidade, replay etc ) marcaram o mundo dos games por suas idéias, por sua inovação...Você cita Symphony of The night e Aria of Sorrow, mas o que seria desses dois jogos sem a existência de Super Metroid? Mas enfim listas são muito pessoais.

SnesTalgia disse...

muito legal seu blog, da uma passada no meu é sobre snes.
http://snestalgia.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Adorei a lista, pra mim todos merecem o seu lugar, porém não poderia ficar de fora o jogo Earthworm Jim, pra mim um dos melhores em questão de gráfico e animação, mto fod!

Anônimo disse...

NÃAO CREIO!! a lista tá boa mas não tem sunset rivers?

Juninho! disse...

Sunset Riders é bom no Super Nintendo ? É sim, mas depois da versão Arcade... dá tanto desgosto em relação ao port do Super Nintendo que chega a desanimar.

Por isso o melhor jogo de velho oeste do Super Nintendo pra mim é Wild Guns. E mesmo esse acho superior ao Sunset Riders do Arcade.

Anônimo disse...

Desculpe, mas qualquer TOP, sem colocar Link to the Past no minimo nos três primeiros é meio que burrice. E o pior Megaman X no primeiro lugar? Pra mim, foi muito mais uma lista pessoa que uma profissional. rs

Juninho! disse...

Caro leitor anônimo desinformado...

Leia esse pequeno trecho do COMEÇO da postagem antes de começar a falar de cada jogo:

Esse top foi criado somente usando como base a minha opinião, não procurei listas de melhores e nem me baseei em opiniões de outras pessoas ou blogueiros.

Então, caso falte algum jogo, eu posso até gostar dele, mas não o considero bom o bastante pra por na lista, ok ?


Entendido agora ?

Diego D. Espíndola disse...

Talves a essa lista esteja de traz para frente, RRR em 20° e Megaman em 1°? rsrs
Os títulos são bons, mas a ordem não está legal, e realmente tinha que ter zelda, metroid e sunset.
Mesmo assim, sua lista está de parabéns, principalmente por ter citado alguns RPGs, mas não de forma doentia igual a outras listas por ai, em que só tem RPG, ou, não tem nenhum RPG. rsrs
Outros jogos a se pensar, zombies ate my neighbors, quem jogou principalmente de 2 sabe, diversão garantida. imagine todos os vilões dos filmes de terror em 1 só lugar!

Anônimo disse...

O Super Metroid deveria ter entrado na lista, assim como os jogos Flashback e Another World.

Anônimo disse...

Preciso urgente de ajuda num jogo, nao lembro a plataforma, era um jogo de luta, que tinha um pirata fantasma , que sua "magia" era lançar um navio fantasma, um tubarao fantasma nos oponentes, quem puder me da uma ajuda ai!!

Anônimo disse...

Olha o game que estão na dúvida em que tem um personagem que lança magia em forma de barco...é o game World Heroes... só pra ressaltar ele foi originalmente lançado para o Neo Geo...que diga se de passagem foi o console mais poderoso da história...tanto em entretenimento como em hardware...digo isso naquele tempo...ele tinha um poderio imenso para os concorrentes...

Anônimo disse...

vish vey , tu nem zerou Chrono Trigger e ainda vem falar que a historia perde para a de outros jogos. Cara Chrono Trigger é considerado porespecialistas o melhor rpg ( e com a melhor história ) de todos os tempos. Véy, se informa antes de falar desse jogo, pra mim ele deveria estar em primeiro nessa lista.

Juninho! disse...

Outro anônimo fã desiquilibrado...

Pois bem, não existe lugar nenhum numa coisa chamada INTERNET com TUDO sobre jogos famosos como Chrono Trigger né cara ?

Desculpa aí se no começo do post ta falando que usarei a minha opinião ao invés da sua ou dos especialistas.

Anônimo disse...

Poxa! Super Metroid como "menção honrosa"?
Ótimo post, mas ver meu jogo favorito como "menção honrosa" machucou meu coração... rsss

Anônimo disse...

Killer Instinct em 18º? Por mim, se não fosse o 1º, estaria ente os Top 5. Cade Choplifter III? Sunset Riders? Goofy Troop?

Anônimo disse...

Alguém lembra de um jogo de luta em que um dos personagens era um panda

Juninho! disse...

Brutal Fury Of Paws!

JUNINHO (SLZ) disse...

1 http://www.youtube.com/watch?v=yLfC4tesnho&feature=plcp

2 http://www.youtube.com/watch?v=yLfC4tesnho&feature=plcp

3http://www.youtube.com/watch?v=CMDmbG_f9RQ&feature=plcp

4 http://www.youtube.com/watch?v=DAmy9rmjJ4o&feature=plcp

5 http://www.youtube.com/watch?v=ShuMiVJVwPI&feature=plcp

6 http://www.youtube.com/watch?v=vfmJBxtcmaI&feature=plcp

7 http://www.youtube.com/watch?v=MVBqk4AH6Wg&feature=plcp

8 http://www.youtube.com/watch?v=z_khfnJ9qNs&feature=plcp

9 http://www.youtube.com/watch?v=3daTx9AEze4&feature=plcp

10 http://www.youtube.com/watch?v=tYo2w26Aa5c&feature=plcp

11 http://www.youtube.com/watch?v=ac9QlKDbiTg&feature=plcp

12 http://www.youtube.com/watch?v=gZePvSoUn0Y&feature=plcp

13 http://www.youtube.com/watch?v=454W6znsKE4&feature=plcp

só classicos!

Anônimo disse...

na minha opinião não conheço muitos poriço só vou botar top 9 9.intertinnal soccer jogo bom só isso 8.mario bros usa não zerei porque eu achava complicado aquelas que tinha que cavar a areia 7.mario bros 2 para mim o mais dificil dos marios bros e só tambem legal 6.donkey kong country 3 se jogar dimais enjoa 5.mario bros 3 fases divertidas trilas sonoras para mim boas 4.mario world jogo bem legal o raund um é normal o ultimo tem uma fase que proteje o ultimo mundo ja zerei completo final divertido 3.mario kart bom porque ja zerei muitas veses e quando eu joga com meu pai tinha dia que eu ou ele ganha de um por 1 sentesimo 2.donkey kong country jogo muito bom muito boa jogo show o primeiro 1.donkey kong country 2 não zerei mais vi alguem zerar trila sonora sem esplicação jogo dificil do jeito que eu gosto jogo no meu pc mais vou comprar a fita para eu zerar vou ensistir ate o final da minha mesmo tendo ja no pc não é a mesma coisa voltando jogo bom demais vou comprar o donkey kong country returns é acho que vou ficar com o donkey kong country 2 mesmo só no meu pc é a vida né? então essa é a minha opinião

Anônimo disse...

na minha opinião não conheço muitos poriço só vou botar top 9 9.intertinnal soccer jogo bom só isso 8.mario bros usa não zerei porque eu achava complicado aquelas que tinha que cavar a areia 7.mario bros 2 para mim o mais dificil dos marios bros e só tambem legal 6.donkey kong country 3 se jogar dimais enjoa 5.mario bros 3 fases divertidas trilas sonoras para mim boas 4.mario world jogo bem legal o raund um é normal o ultimo tem uma fase que proteje o ultimo mundo ja zerei completo final divertido 3.mario kart bom porque ja zerei muitas veses e quando eu joga com meu pai tinha dia que eu ou ele ganha de um por 1 sentesimo 2.donkey kong country jogo muito bom muito boa jogo show o primeiro 1.donkey kong country 2 não zerei mais vi alguem zerar trila sonora sem esplicação jogo dificil do jeito que eu gosto jogo no meu pc mais vou comprar a fita para eu zerar vou ensistir ate o final da minha mesmo tendo ja no pc não é a mesma coisa voltando jogo bom demais vou comprar o donkey kong country returns é acho que vou ficar com o donkey kong country 2 mesmo só no meu pc é a vida né? então essa é a minha opinião

Diego Vargas disse...

Uma lista de Snes sem Zelda - A Link to the Past e Demon's Crest não tem muita credibilidade! rs...

Brincadeira com quem postou... mas esses dois jogos aí que eu citei estão certamente no meu top 20.

Abraço!

Anônimo disse...

Fiquei decepcionado em não ver o Breath of Fire e também achei estranho comparar negativamente o Chrono Trigger ao Chrono Cross, com certeza foram meus jogos favoritos do antigo Super Nintendo, mas enfim, boa lista. =D

Unknown disse...

quero saber se alguem sabe o nome de 2 jogos 1 era do sonic e tails tico e teco,

e o outro jogo era num ambiente do velho oeste com musiquinha do velho oeste onde tinha um gato e a aventura era com ele e o gato tinha umas botas grandes e tinha um soco que dava bem longo para poder se pendurar nas coisas se alguem souber do nome desse jogos me avise por aqui mesmo

FLAMYLIFE disse...

1= Super Mario World ... Absoluto, único, inigualavel!
2= Super Castlevania IV ... Uma obra de arte!
3= Donkey Kong Country ... Simplesmente fantástico!

OBS: Entre a quarta e a decima colocação, entram: Chrono Trigger, Zelda, Mario Kart e etc...

Guilherme Bez disse...

MUITO FODA!!!
Só confesso que fiquei triste de não ver o Zelda. Juro que fui descendo a lista convicto que Zelda seria o primeiro. Mas você escolheu muitos jogos foda.

FLAMYLIFE disse...

Discordo plenamente!

Primeiro: Não existe jogo melhor do que Super Mario World no Super Nintendo. Super Mario World é único, inigualável, incomparável com qualquer outro jogo do Snes. É o principal cartão postal do video game.

2= O segundo melhor jogo do Snes na minha opinião, é (Super Castlevania IV). "Uma obra de arte em todos os sentidos" Graficos, trilha sonora, sons, jogabilidade, história, fisica, realismo e etc... Tem a melhor trilha sonora do Snes, uma obra prima, um trabalho simplesmente magnifico feito pela Konami.

3= E o terceiro melhor jogo do Snes na minha opinião, é Donkey kong Country. Um jogo simplesmente fantastico em todos os quesitos tambem.

OBS: Se for analisar detalhadamente quesito por quesito, esses tres jogos que falei, leva nota 10 em todos os quesitos que citei acima. Jogos como Chrono Trigger, Zelda, Super Mario Kart, Donkey Kong Country 2, Super Metroid entre outros, ficam entre a quarta e a decima colocação.

"OS 3 MELHORES DO SNES"
-------------------------

1= Super Mario World ... Absoluto, único e incomparável!
2= Super Castlevania IV ... Simplesmente uma obra de arte!
3= Donkey Kong Country ... Simplesmnte fantastico.

Juninho! disse...

Caro "FLAMYLIFE"... eu postei no COMEÇO do post e não vou repetir por que até no comentário eu já falei a respeito de ter usado a MINHA opinião.

Se não gostou do MEU top pessoal, cai fora cara. Simples assim!

Anônimo disse...

cara, sua lista é uma das mais legais que já vi, vc fugiu dos jogos tradicionais, pude experimentar outros apenas agora (pq baixei um emulador com 500+ jogos). valeu!

Unknown disse...

Parabéns pela lista amigo, bateu uma saudade agora... sorte minha ter passado por essa epoca.

Juninho! disse...

Finalmente vida inteligente nesse blog que parece ter lido e entendido a postagem! Demorou pra aparecer mais um. Mas valeu Lucas :D

Também tenho essa sorte!

Denis Jogos de Sinuca disse...

Eu adoro jogos de video game, mais cheguei nesse blog por causa do jogo de sinuca, me lembrou de quantas horas eu já joguei essa sinuca, mas atualmente eu jogo em sites como o yahoo ou www.jogosdesinuca.com.br valeu por me fazer lembrar vlw!

Anônimo disse...

Caraaamba, quanto clássico!
Confesso que não conheço alguns dos jogos da sua lista, mas a maioria, concordância plena!
Vamos do início:
Chrono Trigger foi um dos primeiros rpg's que joguei, e caraa, é muito bom, acho que merecia algumas posições acima de 15, dizer que bomberman e kirby são melhores... sei nao KK, tá certo que eu também adoro esses jogos mas Chrono trigger é chrono trigger, se é que me entende KK
Falando em bomberman, apesar do 3 ser muito bom o 4 me surpreendeu mais, principalmente o modo battle com personagens com habilidades especiais, algumas até apelativas hehe mas é uma visão bem interessante, fora que os "ovos" são bem mais variados e com habilidades melhores do que no 3, mas todos os jogos tem seu charme.
Quando você diz que kirby é melhor que Mario deve-se analisar: de que Kirby e de que Mario se trata, porque Kirby superstar é realmete muuito bom, com certeza melhor que super mario world, mas outros como Kirby's dream course e Kirby's avalanche não chegam nem perto de alguns títulos do mario, mas concordo com você em relação ao superstar.
Caramba! Biker mice! Quanto tempo! Não achava que muitas pessoas conheciam o jogo! Eu já passei muitas horas jogando esse jogo, sempre com o Modo, é claro KK Mas confesso que nunca zerei no Very Hard como você (invejinha hehe). Mas é um título que eu não colocaria na frente de CT também (sou meio suspeita porque sou viciada em rpg's de snes hehe).
aaah! Donkey Kong! Meu primeiro jogo de videogame! Eu ganhei o snes junto com uma fita de Donkey Kong Country, foi aí que começou o meu vício em games hehe, O 1 logo perdeu a graça pra mim, no início penava para zerar, mas depois de um tempo, ja estava zerando com uma hora e meia de jogo, tive que avançar em outros KK O segundo que joguei foi o 2, mas como era alugado, eu nunca cheguei a zerar, nunca dava tempo KK Por fim conheci o 3, que é meu preferido até hoje, porque além das fases, tem uma pitadinha de raciocinio para libertar os pássaros e completar todos os mundos, apesar de eu achar o Diddy muito irritante KK.
Finalmente alguém com bom senso! Esse Final Fantasy é realmente épico! Poucas pessoas já concordaram comigo! Mas... Eu joguei ele como sendo o 3, não o 6. Por que? :ss
Mas caaara, eu me diverti bastante com esse jogo, Kefka era um vilão ímpar, nunca esqueço dele pedindo pros soldados tirarem a areia do sapato dele KK Fora o mala do Ultros que sempre enchia o saco e acabou virando recepcionista KK Mas tenho uma crítica a um comentário seu: Como você pode dizer que o Gogo era imprestável???!!! Ele tinha a habilidade de todos os outros juntos! Podia usar as Blitz do Sabin e as Tools do Edgar ao mesmo tempo! Tem coisa mais apelona que isso? KK
Para finalizar, ficou falttando um jogo apenas nessa lista, que eu aposto que você nunca jogou, porque se tivesse jogado, com certeza estaria aí, e em primeiro lugar, pois é, sem dúvida, o melhor jogo de snes que já joguei. Tales of phantasia é simplesmente perfeito! Muita ação, humor, um sistema de batalhas único, e um final realmente surpreendente (quando eu vi, disse "como assim meeeeu?" KK). Se ainda não jogou, aconselho que jogue, porque é muuuito Épico, pode ter certeza!
Grande post! Muito bom mesmo!
Beijoss ;*

mic disse...

Ainda bem que vc disse que a lista é sua opinião. Pq se tivesse tentando fazer uma lista imparcial eu teria até vergonha. Megaman X em primeiro, A Link to the past nem aparece na lista, e vc considera Chrono Cross melhor que Chrono Trigger? Trágico.

Juninho! disse...

Como assim "ainda bem que eu disse" ?

Toda lista é pessoal, não tem como um grupo verificar o que é bom ou ruim sem usar a própria opinião à respeito do jogo, tanto em jogabilidade quanto gráfico, história e etc...

E sim, Chrono Cross tem mais história que Trigger. Muito mais bem detalhada e etc...

Se você é incapaz de entender que um jogo clássico pode ser ruim pra outra pessoa ou simplesmente não bom o bastante quanto um jogo obscuro... está no blog errado!

Tiago disse...

cara vc esqueceu de sunset riders o antigo faroeste um classico e power rangers claro tem suas falhas mas é um classico tambem,
prefiro o final fight 3 do que o 2, alguns na lista nao conheci, mas porra o tartarugas ninja é phoda,

Juninho! disse...

Leia o post inteiro, vai ver que eu citei Sunset Riders, mas eu não curto a versão do SNES, ainda mais depois que vi a versão original do Arcade...

Vitor Santos disse...

Bem interessante a lista. Sobre Kirby, eu realmente concordo com você xD
Kirby é tão divertido ^^
Só não consegui engolir a falta de The Legend of Zelda: A Link to the Past, tá, você pode não gostar, mas reconhecer que o jogo é excelente não faz mal né?
Tipo, pra mim, Final Fantasy VI é um porre, mas é por motivos meus. E no geral, é um bom jogo. Entende?
Vish, ficou meio grande, desculpa xD

Juninho! disse...

Não desmereço Zelda, só que sei lá, não sinto isso tudo nele. Mas ainda me falta jogar o Ocarina Of Time... Sou um herege, eu sei!

Unknown disse...

MAS QUE MERDA, MTOS JOGOS FODÁSTICOS NEM ENTRARAM NA LISTA, FALTA DE CONHECIMENTO TOTAL DOS JOGOS E DESCRIÇÕES ABSURDAS!! SÉRIO MESMO CARA, VOCÊ SIMPLESMENTE NÃO SABE FAZER UMA LISTAGEM DOS MELHORES JOGOS, NÃO JOGOU TODOS DA PLATAFORMA PARA SABER, COLOCA FATOS PESSOAIS COMO NOSTALGIA OU PERDER O JOGO SALVO EM CONTA. UMA PENA TER GASTO TANTO TEMPO PARA FAZER ESSA LISTA, POIS FOI TEMPO REALMENTE PERDIDO!! MAS QUE LISTAGEM DE MERDA '-'

Juninho! disse...

Tão revoltado que vou fazer um ritual de magia negra pra invocar o Hitler e ouvir um metal do capeta comigo.

jogos do mario disse...

Eu amo este jogo, eu tenho instalado no meu tablet amo este obrigado admin

alice barbie disse...

Olá querida, seu blog é realmente muito interessante... contém informações grandes e únicas. Gostei muito de visitar seu blog. É simplesmente fantástico... Muito obrigado

xx
alice barbie
barbie jogos online

Anônimo disse...

Sua lista está foda... realmente estes foram os melhores... agora só pra completar... faltou o Zelda .. kjkkkk os cara tudo falando... mas eu felizmente ou infelizmente tenho q concordar que o Zelda merecia estar na lista pra ficar perfeito

Anônimo disse...

Fico triste em saber que ninguem nunca jogou Terranigma, que pra mim foi um dos melhores RPG de todos os tempos ... pesquisem !! Terranigma e tirem suas conclusoes

Juninho! disse...

Cara, eu conheço. Só não terminei ele, seria injusto =/

Anônimo disse...

Eu joguei todos simplesmente. Parece até q foi feita por mim essa lista kkk só clássico até hoje jogo

Blacker disse...

Não conheço todos os jogos da lista, então dessa forma não posso criticar as posições.

Sobre o ISS Deluxe, acho que este merecia um lugarzinho na lista, na minha humilde opinião um dos pouquissimos jogos de futebol que prestam no SNES e que conquistou até quem não curte esse tipo de game.

Quando mais novo, não achei tão insana a jogabilidade do Contra III, talvez por ter visto meus primos jogando e começar a jogar já sabendo o que esperar do jogo.

Fico triste quando vejo a maioria das listas que nunca mencionam dois jogos (Choplifter III e Metal Warriors)que pra mim são fantásticos, com níveis interessantes de dificuldade, bem desenhados. Talvez um pouco monótonos quando jogados por horas. O primeiro é bem simples, onde você fica resgatando sobriventes usando um helicoptero. O segundo bem mais complicado (apesar da simplicidade da primeira fase. Só tem nove níveis e até hoje não cheguei ao sétimo.)

Junior tavares disse...

assistam esse video, os cara joga games de SNES, eles merecem, muito engraçados http://www.youtube.com/watch?v=9iL69OEkTdw

Ulquiorra disse...

Gostei muito dessa lista

Mario disse...

Super Mario World e Chrono Trigger deveriam estar entre os 5 primeiros e Rock N' Roll Racing em 20 agora eu sei pq a maioria nao gostou da lista.

JUNINHO (SLZ) disse...

EI GALERA C INSCREVA E MEU CANAL NO YOUTUBE, SÓ TEM JOGOS CLÁSSICOS, E ALGUNS JOGOS DETONADOS, E FAÇO TBÉM ANIMAÇÃO COM OS JOGOS Q EU DETONO.
https://www.youtube.com/user/idalucard
VÃO LÁ D BOA.

Anônimo disse...

cara pra min o chrono trigger e o melhor jogo de rpg para super nintendo eu tava jogando ps2 quando comprei um jogo que tinha todos os jogos de super nintendo e outros eu cliquei no crono trigger cara o jogo começou foda e terminou mais foda a inda eu nuca tinha jogado um jogo com uma historia tão boa como aquela mais a sua lista esta muito boa

Capitão WEB disse...

O SNES nos presenteou com jogos fantásticos. Gostava muito dos RPG's da Square e da Enix, mas tinha dois da Kemco/Seika ... Lagoon e Dragon View, que tive o prazer de jogar e zerar. Fora aqueles que só sairam para o Japão, como Treasure Hunter G - último RPG da Square para o SNES, Secret of Mana 2 e tantos outros jogos que vale a pena conhecer. Acho mais prudente para o(s) dono(s) de um site apenas listar aqueles que mais admira, sem ordem de classificação, afinal, gosto não se discute, e o importante no final das contas é estarmos lembrando sempre deste jogos sinônimos de diversão, criatividade e aí vai.

Anônimo disse...

Mtu bom meu caro, vc tem bom gosto, eu gosto !

meu top ficaria em duvidas mas ROCK N ROLL RACING SERIA O PRIMEIRO COM CERTEZA, e ZELDA, MARIO, seriam top 5 da minha lista, valeu!

Unknown disse...

dr willy não quer dominar o mundo porque sim , mas sim porque ele ficou irritado porque o dr light ficava com todo o crédito das criações dos robos até que um dia ele cansou e resolveu roubar os projetos do dr light , tudo que ele fez foi apenas para ganhar seu crédito

Anônimo disse...

Ajudeme eu estou procurando um jogo de briga de rua de um homem que veste preto tipo capa e chapeu preto e a primeira fase era em uma calcada de noite é isso que eu me lembro
que jogo é esse??

Anônimo disse...

megamen-x tnc que lixo esse jogo... tem que joga muito nintendo ainda viu filho.

Anônimo disse...

Não costumo comentar nesses blogs, achei o teu por acaso e posso dizer que tenho um gosto muito parecido com o teu! FFVI, MMX, DKC2, SUPER MARIO RPG são de longe os melhores para SNES!!
ótima lista!

Kennedy Lima disse...

Caberia o Sunset Riders nessa lista, este foi um dos que mais joguei com meu pai, um dos melhores do snes pra mim.

Patrick Amaral disse...

Muito bacana sua lista amigo, parabéns, tenho um blog chamado Snes Paradise, se quiser dar uma olhada :)

Unknown disse...

Os jogos do Super Nintendo marcaram época!

Se liguem na decoração estilo 8 bits da loja A Sacola:

www.facebook.com/asacola.asacola

Anônimo disse...

Quando eu vi Chrono Trigger em 15º parei de ler. Aí pensei 'esse cara não deve ter batido final, ctza. Não pegou o jogo pra jogar pra valer msmo'. Não deu outra. Quem se dedicou a esse jogo, fez tds seus finais, passou horas e horas descobrindo sozinho as coisas, chegou ao level 99 com tds personagens, colocaria esse jogo em 1º sem pensar duas vezes.

Anônimo disse...

Não colocar entre os 20: Donkey Kong 3 e 1, Yoshi Island, The Legend of Zelda, Mario Kart, Super Metroid, só prova que voce nao entende absolutamente nada de SNES.

Juninho! disse...

Nossa, o mundo fica realmente mais bonito quando é baseado na sua opinião.

Principalmente quando você deixa bem claro que uma pessoa não sabe de nada por ela não ter o exato mesmo gosto que você.

Por que num tenta pegar algo como liderança mundial? :D

Italo Eneias disse...

Realmente todos são muito bons e quase todos merecem estar na lista, sou um gamer que todos os dias estudo e jogo, percebi que faltou alguns classicos: Como star fox e zelda.
Mas o mais absurdo que achei na lista foi chronno trigger em 15 lugar! O outro foi mega man em primeiro, talvez segundo ou terceiro, mas não é o mais vendido e nem o melhor. O jogo é bem feito, com uma jogabilidade boa e boas trilhas sonoras, mas depois de algum tempo enjoa.
Resumindo, todos são bons mas as posições é um tanto decepcionante...

Juninho! disse...

Nem vou dizer que é um tópico pessoal porque acho que já falei isso mais de 20 vezes nos comentários.

Unknown disse...

Cross melhor que Trigger, FF VII melhor que VI (não me fale daquela flor do Cloud, pelo amor de deus), sem Zelda, sem Demon's Crest, e com Super Metroid como menção honrosa (sendo que o conceito de exploração e sua evolução que vieram a culminar em SotN surgiram no Metroid 1 do NES, e desenvolveram no 2 e 3). OK... Ah, e considera-se que Megaman criou um estilo de jogo diferenciado, o Shoot'em up, não sendo considerado plataforma. Isso, eu quero dizer, o Megaman do NES, aquele difícil do inferno, não o X.

Matheus Veras disse...

Cara vc caprichou no top 20,apesar que zelda pelo menos na menção honrosa deveria estar,mas tem gente que não aceita megaman x como o melhor,mas concordo com vc por causa da trilha sonora(Toda serie X as trilhas sonoras são fodas),historia melhor que o megaman classico,mario e etc.Jogabilidade boa,personagens FODAS(Zero è um exemplo),ambiente,"figurino"(kkkkkk)raciocinio està envolvido,para mim è uma das melhores SAGAS que existe.

Anônimo disse...

posições erradas e ainda faltou jogos muito melhores que esse que estão aí, e ainda megaman em primeiro kkkkkkkkkkkkkkkk que piada viu

Unknown disse...

cara esta lista ta meio estranha top gear 2 éo melhor, mario word, super metroid, dk3 muito melhor que o dk2,e megaman nem pensar em primeiro mas de resto a lista ta bem show parabens.
Ps estou vendendo minhas fitas tenho 200 fitas só as melhores. Desta lista eu tinha todas mas ja vendi varias agora só bomberman 3, wild guns,megaman x, final fight 2 e rock n roll racing.
quem tiver interesse me contate por email brikaodofelipaoeletronicos@hotmail.com
valeu galera

Louis disse...

Tem o aladim tbm que é bem legal .
Estou escrevendo sobre o Nintendo .
Depois vejam lá
http://thelostpuff.blogspot.com.br/?m=1

Anônimo disse...

E o Blackthorne?

PauloF disse...

Nossa, megaman x,esse jogo sempre foi o meu preferido da série, talvez seja devido ser o jogo que mais joguei na infáncia, me lembro de ter desbloqueado o SNES só para jogar esse jogo, pós o meu primo que havia alugado e depois comprado o jogo adorava o fato de o jogo não funcionar no video-game de ninguém hahahaha
mas depois ele cansou dos video games e me deu a fita
cujo não desperdicei e joguei muito mesmo, definitivamente o MELHOR DO SNES!

Anônimo disse...

Começei jogando ATARI passei por snes, PS1, PS2 hoje estou com um XBOX 360 e já vou para o PS4 mas Pra mim os maiores clássicos são do SNES THE LEGEND OF ZELDA e SUPER METROID e do PS1 RESIDENT EVIL e TOMB RAIDER

Anônimo disse...

Fazer um top N sem colocar Zelda, Super Metroid etc é uma prova de inteligência. Afinal, para que fazer um top N que já está mais do que ecoado por aí? Os meus jogos favoritos do Super Nintendo são Prince of Persia, Blackthorne, Pilotwings, Tenchi Muyo (RPG), Killer Instinct, Super Mario Kart, Jurassic Park 2 the Caos Continues, entre outros. De todos os jogos que citei, o único que se encontra na lista do nobre blogueiro é o Killer Instinct. Agora só por causa disso vou dizer que a lista do cara é uma porcaria??? Se liga galera. Quando procuro um top N na net, torço sempre para encontrar um como este, com jogos que ainda não joguei ou não conheço. Para não correr o risco de morrer sem ter jogado de tudo que valha a pena jogar. Parabéns pelo seu Top 20, amigo. E obrigado pelas dicas. Vou jogar "Maui Mallard: Cold Shadow" agora mesmo... Rsrs...

Um abraço.

Juninho! disse...

Finalmente alguém que entendeu o recado. Obrigado pelo comentário, caro anônimo.

Anônimo disse...

Ganhei meu SNES em 1995, veio com Mario World e Street Fighter 2. Não tive mt oportunidade de jogar todos esses jogos mencionados aki. E como eu só tinha grana (mesada na época era 5 reais por mês) para alugar, muitos jogos não cheguei a zerar e joguei mt pouco. E só jogava quando estava de férias e prefiria jogar bola na rua, kkkk.
Enfim, Parabéns pela lista. Achei jogado meu SNES aki em casa este ano, estou comprando fitas para jogar.
Mega man x, todos os três, são os q mais gostava de jogar. Power rangers the movie, Aladdin, Rei Leão, Disney's Magical Quest 3, Goof Troop, tartarugas ninjas, bomberman, gostava muito. Mario world é clássico, sem explicação. Samurai Shodown, Street Fighter ll, Mortal Kombat 3 e Final Fight como os melhores de luta. Top gear, Mario Kart e F zero os melhores de corrida. SSS Deluxe não tinha igual, e nem tem. Sunset Riders amava. Donkey Kong Coutry 1 e 2 são fodas, não joguei o 3.
Como viram, não conheço quase nada, e acho q nunca joguei esses RPG's citados aki. E mts jogos mencionados aki nunca ouvi falar.
Obrg por este blog, me ajudou bastante. Vou comprar estes jogos q nunca joguei. :)
Ahhhh, a trilha sonora do jogo de sinuca é o mais marcante, toop demais.

Unknown disse...

olá..gostei do site e gostaria que você pudesse me ajudar a encontrar um jogo do super nintendo..não sei se você chegou a jogar..provavelmente sim. é um jogo de faroeste..não é Sunset riders..é outro..que no final das fases sempre tinha um chefão diferente..tinha a mulher bulmerangue..tinha o chefão indigena..entre outros que eu esqueci..o personagem pegava um cavalinho branco..que logo logo morria...e sempre que vc morria no jogo aparecia se vc queria continuar sim ou não..e no fundo da tela tinha um cara puxando um cavalo..q vinha ao longe e ia chegando cada vez mais perto. se você sabe que jogo é esse me responda..por favor..obrigado.

Edilson disse...

esse jogo que vc fala Jacó é o wild guns;

juniorcesarleite@gmail.com disse...

Alguém ai sabe o nome do jogo de luta que tem uma mulher que invoca o dragão e tem um personagem igual ao cavaleiros do zodiaco

Smigol_NES disse...

Tekin

Smigol_NES disse...

Tekin

Smigol_NES disse...

Tekin

Fco999 disse...

Lista brilhante, realmente de alguém que soube passar a qualidade dos games...
Agora, na minha opinião, faltou um dos grandes clássico do RPG do Snes, Equinox. Foi muito inovador na época, visão 3/4 semelhante ao Mario RPG e grau de dificuldade de arrancar os cabelos :P E som orquestrado para quem já era mais exigente na década de 90.

William disse...

muito top, até os zé manés criticando eu gostei. só não acho que precise se irritar com esses seres, rs. agora... imagina a cena, na casa de um primo meu, pelo menos 10 amigos disputando campeonatos e campeonatos de ISSS Delux. teve até empurra empurra, depara que é briga! tempos bons... agora estou aki, jogando com meus filhos Lego star wars no Xbox360 e pesquisando um xboxONE pra comprar... é a vida. Ah, o que me levou a ler a lista, foi que comprei por 10,00 um CD emulador com centenas de jogos de varias plataformas... nostalgia total!!! valeu!!!

Unknown disse...

Ah finalmente. Um top diferente. Venho aconpanhando seu blog a uma semana e ja gostei bastante. Eu cheguei aqui enquanto procurava algo do Tales of Eternia. Realmente gostei muito do seu top 20. Não é generico igual os que sempre acho. Pq tipo eu só via
Zelda, Mario, Super Metroid ou Chrono Trigger. Como se fossem os unicos jogos bons do Snes. Mas enfim. Gostei bastante. Ah e graças a vc conheci Persona. Thanks.

Juninho! disse...

Fico honrado que eu possa ter contribuido de alguma maneira pra ti, cara!

Que ótimo mesmo, e sobre o SNES, infelizmente os mais famosos/vendidos são sempre os primeiros de tops, cansa pra porra mesmo.

Unknown disse...

Respeito sua opinião , mais não tem como Super Mario World não está no top 20 , esse jogo é sensacional !!!!!

Lucivaldo Alves disse...

Você diz: "A SÉRIE CLÁSSICA É UMA BOSTA. E TENHO DITO."

Claro que é uma opinião pessoal, eu acho série X é ótima e trouxe muitas melhorias, mas a série clássica é muito top.

Você diz: "E quando o jogo é foda, ele ganha remake ou é relançado muitas e muitas vezes. E o remake do PSP é excepcional, igualmente ao original."

O primeiro Mega Man (Clássico) também teve um remake para PSP: "Mega Man Powered Up"

Sem contar os vários Mega Man Collection da série clássica, lançada para várias plataformas inclusive atualmente para PS4 por exemplo, que ainda tem versão em mídia física, o que não é muito comum para esse tipo de coleção clássica, mas como você disse: "Quando o jogo é foda, ele ganha remake ou é relançado muitas e muitas vezes."

Ótima lista, com certeza esse tipo de lista dificilmente agrada a todos, até porque SNES dá um top 100 fácil...

Unknown disse...

brother não temos o mesmo gosto e tudo, mas a sua lista é aceitável! Porém na parte que você fala sobre Wild Guns e Sunset Riders , na boa quem acha Wild Guns melhor ? Isso não é aceitavel, e a sua justificativa nao foi boa e nem aceitavel. Sunset Riders é totalmente superior em tudo. Jogo simplesmente perfeito, da jogabilidade , ao jogo em si até mesmo a trilha sonora epica!

sai disse...

Thanks for posting this info. I just want to let you know that I just check out your site and I find it very interesting and informative. I can't wait to read lots of your posts
Click here:
angularjs training in tambaram
Click here:
angularjs6 Training in Chennai

Mounika disse...


Good Post, I am a big believer in posting comments on sites to let the blog writers know that they ve added something advantageous to the world wide web.

Click here:
Microsoft azure training in chennai
Click here:
Microsoft azure training in online

pooja disse...

Awesome article. It is so detailed and well formatted that i enjoyed reading it as well as get some new information too.
Blueprism training in velachery

Blueprism training in marathahalli


AWS Training in chennai

AWS Training in bangalore

gowsalya disse...

Thanks you for sharing this unique useful information content with us. Really awesome work. keep on blogging
Devops training in velachery
Devops training in annanagar

MOUNIKA disse...

Very well written article. It will be helpful to anybody who employess it, as well as myself. Keep doing what you are doing – i will definitely read more posts.
Hadoop Training From India

Vmware Training From India

Splunk Training From India


simbu disse...

This blog is the general information for the feature. You got a good work for these blog.We have a developing our creative content of this mind.Thank you for this blog. This for very interesting and useful.

java interview questions and answers | core java interview questions and answers

java training in tambaram | java training in velachery

Unknown disse...

Thanks for the informative article. This is one of the best resources I have found in quite some time. Nicely written and great info. I really cannot thank you enough for sharing.

Data Science Training in Chennai | Data Science training in anna nagar
Data Science training in chennai | Data science training in Bangalore
Data Science training in marathahalli | Data Science training in btm

Jota Lima disse...

Ok, é um comentário clichê mas... É, eu acho o Chrono Trigger um pouco melhor que o FFVI. É mais pelo roteiro que eu prefiro, pois o Final Fantasy tem uma cacetada de coisas pra fazer depois que o mundo é destruído, e antes de enfrentar o Kefka (não que eu ache as sidequests do Chrono ruins, só são em menor quantidade). O que eu curto é que a história são na verdade cinco, mas que são todas conectadas com a ameaça suprema, o Lavos, que como vilão não é grande coisa, pois... Ele não é exatamente um "vilão", mas uma coisa, uma criatura irracional que pode destruir todo o planeta, apenas pois quer se reproduzir. A história do Final Fantasy VI é ótima também, só que não acho que chega ao nível do Chrono. Em questão de jogabilidade, o FFVI é um pouco superior, no entanto.

Anônimo disse...

I am really very happy to find this particular site. I just wanted to say thank you for this huge read!! I absolutely enjoying every petite bit of it and I have you bookmarked to test out new substance you post.

angularjs Training in marathahalli

angularjs interview questions and answers

angularjs Training in bangalore

angularjs Training in bangalore

angularjs Training in chennai

Anbarasan14 disse...

Excellent blog!!! I got to know the more useful information by reading your blog. Thanks for posting this blog.

IELTS Tambaram
IELTS Coaching in Chrompet
IELTS Classes near Chennai Tambaram
IELTS Coaching Center in Chennai Adampakkam
Best IELTS Coaching Institute in Velachery
IELTS Coaching in Velachery
IELTS Classes in Velachery

priya rajesh disse...

Thanks for sharing this pretty post, it was good and helpful. Share more like this.
Azure Training in Chennai
Microsoft Azure Training in Chennai
R Programming Training in Chennai
RPA Training in Chennai
Data Science Training in Chennai
Data Science course in Chennai
Azure Training in Velachery
Azure Training in Adyar
AWS Training in Chennai
Angularjs Training in Chennai

sasirekatamilselvan disse...

Thank you so much for a well written, easy to understand article on this. It can get really confusing when trying to explain it – but you did a great job. Thank you!
angularjs online training

apache spark online training

informatica mdm online training

devops online training

aws online training

Jogos Grátis disse...

Hoje em dia a maioria dos jogos são para celular, novos tempos

Unknown disse...

Seu blog é parecido com o da Tikalnovelas da a opinião não popular kkkk é eu simplesmente AMO blogs assim! Pena que blogs como este são raros, o povo doido para ver uma lista previsível e se revoltaram kkkk amei A postagem! :)

Durai Moorthy disse...

The article is so informative. This is more helpful for our

aws Training in Bangalore
python Training in Bangalore
hadoop Training in Bangalore
angular js Training in Bangalore
bigdata analytics Training in Bangalore
python Training in Bangalore
aws Training in Bangalore

Madhuvarsha disse...

Awesome article. It is so detailed and well formatted that i enjoyed reading it as well as get some new information too.

AngularJS training in chennai | AngularJS training in anna nagar | AngularJS training in omr | AngularJS training in porur | AngularJS training in tambaram | AngularJS training in velachery



Unknown disse...

Ok, fiquei muuuuito surpreso com a lista, sua opinião é bem peculiar

ramya disse...

Thanks for sharing such a amazing article,it was really useful and i would like to thank you for this article.Am very much intrested to learn new thing like this.keep posting like this valuable information.amazon web services aws training in chennai

microsoft azure training in chennai

workday training in chennai

android-training-in chennai

ios training in chennai