24 de junho de 2012

Megaman X7


A demora ocorreu, mas aqui estou. Dessa vez numa causa não muito nobre.

Keep calm and read this post.

Mas enfim, depois de 3 jogos nos 16 bits, e mais 3 nos 32, era hora do Megaman dar um pulo pra nova geração, que no caso já era de 128 bits...

Capcom por algum motivo, nos seus maiores surtos, resolveu inovar o gameplay da famosa franquia pra adaptar os gráficos de três dimensões agora disponíveis de forma mais bonita e dinâmica por causa dos recursos dos videogames da geração.


Coisa que eu sinceramente não esperava, afinal de contas a Capcom não costuma mudar muita coisa, principalmente se tratando de Megaman, eu deixei e postei em todos os seis primeiros jogos as poucas diferenças que eles ganharam, e foi realmente mínima, pra não mudar muito o "padrão" do jogo e a relação dos fãs com esse padrão.

Isso funcionou por anos, porém, como eu disse, nos seus maiores surtos, Capcom mudou o padrão em absolutamente tudo.

Levando em conta que tudo nesse jogo é ruim, fica muito difícil saber por onde começar.

Mas eu vou tentar, acho que o roteiro nojento já é um bom começo.

Axl, o novo personagem da série, que interage com X e Zero, agora gerando um trio, simplesmente é um novo modelo que é capaz de clonar com exatidão seus inimigos em absolutamente todos os aspectos. Ele fazia parte de um grupo chamado Red Alert, que usava ele por causa de sua capacidade até então nova.

Esse grupo que por algum motivo, caçava Marvericks. Claro, os Maverick Hunters não tem mais tanta atividade desde que X parou de lutar...

Pera, sério isso ? X parou de lutar...


Mas continuando a linha de pensamento, Axl por discordar de algumas das últimas ações dos Red Alert, simplesmente pulou fora e se aliou aos Marverick Hunters.

Mas ok, tudo certo.

MAS X PAROU DE LUTAR.

Sério, na moral, a Capcom além de tudo conseguiu estragar um personagem super carismático feito o X, eu realmente quando vi isso pensei algo como "O que vão fazer com o Zero ?..."

E quando você pensa que o roteiro pode gerar algo bom...

Mas só pensa, claro. O roteiro base fica por conta de uma disputa entre Marverick Hunters e Red Alert pra ver quem fica com Axl.

Ai ai, vamos pro gameplay, por que o roteiro já deu vontade de vomitar em longa distância.


O gameplay...

Difícil achar uma palavra que transcreva exatamente o nível da tosqueira desse gameplay.

Acho que horrendo funciona. Então vamos reformular a frase...

O GAMEPLAY É HORRENDO.

Sinceramente, esse lance de cenários com câmeras 2D e DO NADA trocar pro 3D e a jogabilidade pode mudar de acordo com isso.

Afinal de contas com X e Axl (sim, se joga com X, depois de salvar certo número de reploids, e a desculpa é completamente idiota, e como se fosse jogar com X fosse algo super apelativo, claro...) você precisa MIRAR pra atirar no cenário 3D.

Isso é uma batalha de chefe. Parece animador ?

De novo, vamo pensar. Jogar Megaman sempre foi legal, por atirar nos inimigos de forma simples e prática.

E DO NADA EU PRECISO SEGURAR UM BOTÃO DE MIRA PRA ATIRAR NA PORRA DO INIMIGO.

BOA CAPCOM, JAMAIS ESQUECEREI ESSE TRAUMA.

Mas não somente os dois atiradores foram estragados, Zero também foi na hora de jogar.

Ele usa uma espada, correto ? E agora imagina o cenário em 3D e jogando com um personagem de costas, JOGANDO COM UM CARA QUE USA ESPADA.

Sinceramente, jogar com Zero nunca deu tanto trabalho, e nunca foi TÃO CHATO jogar com ele...

Tanto em 2D como 3D, são duas jogabilidades ruins, uma ruim de controlar, e a outra é lenta demais. Ou seja, se Megaman se segurou por anos com gameplay, pela primeira vez em tempos, eles realmente não atingiram o objetivo...


E quando pensam que só o gameplay é ruim. Não, claro que não.

Cenários horríveis, chefes horrendos que lembram a série clássica (eca), músicas altamente cansativas (e olha que a OST de Megaman X sempre foi muito boa), e dublagem simplesmente monstruosa. Japonesa é minimamente melhor, mas a americana sabe dar desgosto.

Me pergunto quando verei novamente um jogo onde dublagens japonesa e americanas são boas, vide Persona 3.

Vale mencionar, que os chefes do X5 e X6 eram mais maduros, tinham objetivos e eram mais sérios, os chefes desse jogo são completamente retardados, com direito a um deles falando:

"Eu sinto dor, está doendo, se eu matar você a dor vai passar."

...

...

...

Um minuto de silêncio pra um reploid com síndrome de down.

E me decepciona muito ver uma OST de Megaman tão ruim, por que eu sempre baixo e fico ouvindo todas as outras, com exceção do X7 mesmo. Único onde você escuta as músicas e não sente aquela coisa das músicas da série X, todas tem suas características marcantes, músicas que só de ouvir já da pra pensar "nossa, é música de Megaman X".

Se você odiava as fases de Ride Chaser. Vai odiar ainda mais essa...

As do X7 são genéricas ou ruins, depende da música.

Com isso em mente, vemos o único da série X onde tudo foi por água abaixo... tudo mesmo.

Eu tentei jogar pela curiosidade, fui até as últimas fases, mas depois que perdi meu save, não tive mais coragem de ir adiante, eu mal vi o final no YouTube e é muito pior do que se pensa ou parecia que ia ser.

E olha que eu zerei todos os outros da série X muito mais de 10 vezes ein...

Antes de finalizar, só queria pedir desculpa pelos atrasos, problemas e falta de tempo afetaram o blog. Mas eu não pretendo esquecer de finalizar o especial Megaman X.

Afinal de contas, o último é de longe um dos meus favoritos também, pois X8 deu um novo ar pra série. E pretendo deixar bem claro isso na próxima e última postagem do especial Megaman X.

3 comentários:

Caras disse...

Kkkkk rir pra caralho nesse post, concordo com tudo q vc mencionou.

Unknown disse...

me dá decepção quando vejo algo assim, eu gosto muito de megaman x7, MINHA opinião, mas quando vejo isso, eu falo: "eu jogo megaman x7 sem problemas nos controles, eu gosto das musicas e dos chefes, e alem disso, a 2D realmente é lenta, mais e na 3D? como ficaria se a gente foce mais rapido no 3D? a gente levaria muito dano; pois é caras, e eu acho que jogabilidade lenta no 2D foi adaptada para se acostumarem melhor/mais facilmente com a 3D", pode não ter nada a ver mas eu penso assim, blz? não estou julgando ninguém, mas eu quis falar o que eu pensei, pensem bem sobre isso, obrigado.

Dom_Lu disse...

Nada haver falar mal dos vilões de mega man clássico, como se fosse uma unanimidade. Opinião sua de hater. E se ñ houvesse mega man clássico, nunca teria existido a série X... E Síndrome de Down ñ causa dor ao portador, ñ entendi a relação. No demais, só li a análise por curiosidade, visto que nunca joguei o X7, então ñ posso opinar. Abss