18 de abril de 2012

Megaman X4


E já estou de volta, na vibe de Megaman X ainda, e como devem ter notado, pretendo abordar todos os jogos da série.

Então, já que Megaman X é série conhecida e se tem acompanhado meu blog sabe que eu tenho explicado muito bem a respeito.

Então, aperta o Start e simbora no review.

Antes de tudo, deixando bem claro, Megaman X é uma série que foi explorada somente no Super Nintendo e quando lançaram X3 pra PlayStation e Sega Saturn, não se preocuparam em dar uma "nova cara" ao jogo, pegaram o jogo pronto e fizeram a versão pra CD.


Nada além, o que é uma puta preguiça da Capcom, pra variar, essa empresa como sempre super preguiçosa...

Mas então, quando 2 anos após o lançamento do X3. Eis a novidade que sairia um novo Megaman. Aposto que os fãs esperavam algo com visual antigo de novo e eis que todos tomamos susto.

Se tratava de novo visual em tudo, novos sprites, muito mais bem animados e coloridos.

A Capcom é uma mercenária preguiçosa do inferno mas ela dessa vez merecia um puta de um viva. E vamos lá...

VIVAAA...

E quer a prova que os sprites eram bem melhores ?

Confere ae:

Sprites de X.


E agora de Zero.


Se você somente viu os antigos, vai ter como notar que houve uma IMENSA diferença, tudo aqui está melhor. Principalmente em aspectos de movimentação e tamanho de sprites.

Entretanto, algumas fórmulas foram mantidas e explicarei adiante.

E agora o roteiro do jogo, e exatamente um dos motivos de eu ter dado muito spoiler na postagem do X3.

Basicamente, do X1 ao X3 não tinha muita profundidade e tudo girava em torno de X, deixando claro a superioridade de Zero. Mas agora, no X4, dá um "novo arco" pra série onde o foco principal é Zero.


E graças a isso, oportunidade de jogar com ele, sem limitações idiotas como no X3 de "somente uma vida".

Bom, o roteiro é bem simples, a organização que deixava X e Zero chutando bunda de mavericks, se uniou e formou a Repliforce, um grupo que funcionava mais ou menos como um exército de reploids.

Contudo, após o desastre na cidade flutuante Sky Lagoon, que caiu e matou milhares de reploids e humanos, foram apontados que os causadores eram a própria Repliforce e que os Maverick Hunters até então haviam se tornado mavericks. E apontaram o culpado do incidente como Colonel.

Logo no começo do jogo, se sabe que quem provocou é Magma Dragoon, a mando do Colonel. E é ae que o jogo desenrola.


Porém, em Megaman X4, uma vez escolhido seu personagem, somente se poderia jogar com ele até o final do jogo, o que eu acho ótimo. E faz com que o roteiro seja fixado nele.

Porém, como eu disse acima, o roteiro "principal" fica em torno de Zero, deixando X com um roteiro muito meia boca, lembrando até mesmo os jogos anteriores...

Com X, somente se descobre o incidente e vai resolver, e é traído pelo amigo que te ajuda no QG, chamado de Double, que era um espião do Sigma.


Siiiim, Sigma, achou que ele tinha morrido de vez ? Jamais...

E isso é a história do X, um reploid triste por ter sido traído pelo colega, e puto pelo fato do incidente de Sky Lagoon ter estourado milhões de reploids e humanos.

E ae você me pergunta ? O roteiro de Zero é bom ?

Eu te respondo. Sim, mas MUITO seco.

Porém com uma coisa em especial que deixa tudo muito foda.


Vamos por partes. Primeiro de tudo, Zero antes de acabar a fase Sky Laggon, encontra Iris, uma reploid que é irmã do Colonel e que ajuda Zero no QG no lugar de Double.

E no final das contas, após a luta em anime do Zero com Colonel (muito legal por sinal), ela fica chateada por ele ser o único "membro" da família dela, e ainda por cima morto por Zero. Apesar de tudo ela não se contém de tristeza, pega um cristal roxo que sabe-se lá de onde ela tirou e se transforma numa robô muito doida e sem sentido...

Depois que Zero mostra pra ela quem é o fodão, ele chora e lamenta numa cena de anime um tanto quanto...


Legal. Mas só é legal pelo fato da dublagem americana. Que estraga mais da metade da graça. Afinal de contas... a dublagem americana é o maior problema do jogo de longe. X fala "get ready" quando atira com buster carregado e Zero ainda fica gritando "yeah" e "oooh", o que é um horror. Se antes o jogo não tinha dublagem, mas colocar esse tipo, eu preferia que nem tivesse. De tão ruim que é...

Muito mesmo. Ainda bem que a Capcom aprendeu nos jogos seguintes.


Mas deixa eu terminar antes que eu perca o foco.

Quando chega em Sigma, Zero putão de raiva pelo fato de Sigma ter provocado todo aquele incidente. Zero vai e questiona os motivos de Sigma, e ele responde dizendo que não é a primeira vez que eles se encontram, e que eles tiveram encontro não muito amigável muuuuuuito tempo atrás.

Uma das cenas do anime, episódio do dia: "Sigma picado ao molho pardo"

Eis o que tanto falei a todos na postagem do X1, que Sigma só se tornaria um vilão com motivos, nesse jogo, coisa que antes jamais tinha sido sequer pensado ou explicado.

Mas é bem legal tudo, pra quem quiser saber, basta ver o vídeo aqui.

Mas basicamente, Zero foi construído pra ser a máquina de destruição perfeita, e em algum momento, Sigma ainda como Maverick Hunter, e tido como o mais forte, foi até ele e levou uma puta surra... coisa de ficar parecendo um coitado, e ao quebrar o cristal que deixava zero em estado berserker, acabou pegando o vírus pra ele, com isso, Zero virou mocinho e Sigma o bandido.

E esse é o roteiro, onde somente um dos lados é bem favorecido. No caso o de Zero, por que o de X não acrescenta em NADA pra história. Nada mesmo, enquanto o de Zero justifica a origem de Sigma e ainda dá uma dose de drama não usada antes na série, principalmente quando se trata de Iris.


Mas como eu falei na postagem do X2 e X3, a Capcom lança Megaman X novo sem coisa nova ?

JAMAIS.

Primeiro de tudo, os sprites, que novamente digo, são lindos em relação aos antigos, fiquei muito motivado de jogar ao ver tanto capricho pra época.

Outro aspecto é a trilha sonora, que antes era muito boa e tudo mais, mas agora era realmente FODA. As músicas de cenários, eram incríveis, a fase inicial tinha uma música diferente de acordo com qual seria sua escolha de personagem.

Os gráficos bonitos e coloridos pra época, os inimigos agora finalmente bem desenhados de forma que se dá pra entende-los e os chefes... bom alguns ainda são medonhos de feios, mas temos Magma Dragoon e Slash Beast que por exemplo são super legais.


A jogabilidade se manteve quase intacta com diferença que agora se começa com 3 vidas normalmente, mas se pega um item que aumenta pra 5, e os sub-tanks de 4 caíram pra 2.

Eu imagino, que seja pelo fato de que usar o mesmo de antes, tornaria muito manjado e pior, mais fácil, por que o jogo foi feito em uma nova engine, mas eles capricharam, por que o jogo é bem desafiador, nada é muito de graça.

E eu particularmente acho jogar com Zero nas fases mais difícil que com X, porém nos chefes... eles mal tem chance. Zero contra chefes e nas útlimas fases passa detonando sem a menor dificuldade e com X é necessário um rebolado do caralho em alguns momentos.


Principalmente na última forma do Sigma.

Ops, nas últimas...

Por que o plural ? Sim, irei explicar.

Basicamente, antes era uma forma de cada vez, correto ? Sim, corretíssimo.

Agora Sigma vem em forma de "morte", depois uma forma recém saída da academia, e logo após ele se divide em dois robôs na batalha final.


Sim, dois, e ae é que complica tudo. Pois com X é difícil pra caralho, e com Zero nem tanto, se tiver prática e dominar o robô vermelho vai passar de primeira e sem sub-tank, agora com X o negócio fica feio mesmo.

Porém, apesar de dificuldade não é completamente frustrante e desgastante como o último Sigma do X3 por exemplo.

Outro fator interessante é os diálogos entre seu personagem e o chefe, apesar de super secos e simples. Eles estão ali...

Mas convenhamos né Capcom, poderia ter tido pouco mais de capricho afinal de contas um simples "Eu vou te destruir" é bem clichê não é ?


O resto é padrão, X coletando a armadura, usando poderes de chefes porém a novidade de Zero ao vencer chefes é que faz a diferença, pois não são usados meramente como os de X, poucos na verdade são, pois a grande maioria dos poderes adquiridos por Zero são comandos, e deixam o jogo mais divertido pela variedade.


Conclusão definitiva, vale MUITÍSSIMO a pena, um dos melhores jogos da série, dificuldade boa e desafiadora e ao mesmo tempo menos estressante que os primeiros títulos, trilha sonora lindíssima e sem contar o gráfico mudado que certamente chama atenção e principalmente pra quem conhece o jogo há tempos e tem vontade de jogar com Zero desde que conheceu, eis a oportunidade perfeita.


Vale lembrar que o jogo tem animes de abertura, encerramento e durante o jogo, porém ainda com o traço horrível do X3, entretanto mais bem animado, de forma que incomoda menos, muito menos. O que incomoda de fato no jogo é somente a dublagem americana, caso jogue pelo gameplay e não dê a mínima pro roteiro, jogue a versão japonesa.

É um grande favor que irá fazer a si mesmo.


Enjoy!

2 comentários:

João Carlos disse...

Apenas uma adição pro seu post: quem jogou naquela coletânea "Mega Man X Collection" e se espantou com os sprites gigantes e os cenários de fundo muito melhores que os originais no PlayStation é porque essa versão é a do Sega Saturn.

O Saturn tinha mais capacidade de processamento 2D, então eles conseguiram fazer sprites maiores sem serrilhado, substituiram os poligonos no cenário de fundo por sprites 2D com varias animações e ficou muito show. Joguei no Saturn e não me arrependi.

No mais, excelente post como sempre. Mas pra mim, a série desandou completamente depois desse aqui.

Juninho! disse...

Eu confesso que quando eu vi o X4 no PS2 eu fiquei realmente impressionado, mas eu pensei que era coisa da minha cabeça achar que tava com gráfico "bonito demais" pelo que eu tinha lembranças dele, entretanto quando você me falou no msn, eu realmente fiquei bolado e fui conferir, joguei no PSP de novo o X4 e senti a diferença na hora.

E X4 é o protótipo daquilo que viria a ser perfeito xD